TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DAS VITAMINAS NA HOMEOSTASE CORPORAL – AÇÕES NOS DIVERSOS SISTEMAS

Por:   •  23/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.414 Palavras (14 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 14

FACULDADE MULTIVIX

_______________________________________________________________________

O PAPEL DAS VITAMINAS NA HOMEOSTASE CORPORAL – AÇÕES NOS DIVERSOS SISTEMAS 

Alan Peruzzo Paganini ¹

Docente da disciplina de Fisiologia da faculdade Multivix/Castelo

 

Renato Botelho de Faria ²

Discentes do curso de Medicina Veterinária Multivix/Castelo

RESUMO

As vitaminas são indispensáveis com variadas funcionalidades no organismo animal. Sendo elementos orgânicos, atuam em processos, em especial na atividade de enzimas. Regulamente as vitaminas são analisadas de maneira, onde leva a impressão, que não seriam de considerável relevância.

 A descrição de substâncias orgânicas existentes em valores muito baixos nos alimentos e fundamentais no metabolismo, onde sua carência acarreta patologias, podendo não ser características, pois se essa definição pode ser utilizada para outros elementos. Quimicamente não são associadas entre elas, encontradas nos reinos vegetal e animal. São tidas como fundamentais, isto é, o organismo não tem a capacidade de produzir ou produz em níveis baixos, existindo a obrigação de consumir na dieta.

 

Estas substancias em certas espécies e situações fisiológicas não ocupam a classificação costumeira de vitamina.  Por este motivo o corrente trabalho tem seu objetivo citar é explanar quais tão fundamentais vitaminas é sua participação nos processos metabólicos. Essa revisão favorece idéias é teorias em animais domésticos inerentes às funções e às carência dessas vitaminas em diversos sistemas.

Palavras-chave: Vitaminas, fisiologia, metabolismo.

INTRODUÇÃO

A nutrição é um conjunto de procedimentos em que o animal consome e absorve nutrientes para oferecer o suporte necessário para seu desenvolvimento e manutenção, a alimentação possibilita um aumento no rendimento animal através da utilização correta dos alimentos (Mayer,2015). Deste modo a alimentação se caracteriza como a seleção, preparação e oferta dos alimentos, já a nutrição corresponde a digestão, absorção e o metabolismo do animal.  

Os nutrientes são matérias químicas existentes nos alimentos, com finalidades próprias no organismo animal, por fazerem presentes na constituição dos alimentos, tais são carreadores, englobando diversos ingredientes que os fornece coloração, palatabilidade e cheiro. O organismo carece de todos os nutrientes, contudo estes não são fornecidos em um só alimento, por essa razão, têm que se oferecer uma dieta equilibrada e personalizada, visto que a carência ou exagero de nutrientes pode ocasionar desequilíbrio (Bolzan, 2013).

Vem sendo nos últimos tempos relatada a indispensabilidade de certos elementos que faziam obrigatórios em quantidades baixas frente às funções vitais e assim foram estabelecidas as bases do metabolismo das vitaminas. Sendo elas consideradas biomoléculas que se exibem no metabolismo por envolvidas com cofatores enzimáticos (BABIOR,1997). A carência de vitaminas pode ocasionar doenças ligadas ao metabolismo. Apesar de que a grande maioria das vitaminas devem ser adquiridas na dieta, um baixo número destas podem ser produzidas no próprio organismo (vitamina C, vitamina D, niacina, carnitina) e sua maior parte pode ser produzida por bactérias  do próprio intestino do animal (ABUELO et alt).

 Este presente trabalho tem como objetivo descrever as vitaminas, tidas como componentes vitais ao organismo. Assim como citar suas importância para a manutenção da homeostase corporal sendo vista suas ações dentro dos sistemas.

REVISÃO DE LITERATURA

VITAMINAS NA ALIMENTAÇÃO ANIMAL 


O termo vitamina foi relatada em 1911 pelo bioquímico Casimir Funk. Este por sua vez obteve êxito em isolar uma substância que evitava neurite em galinhas alimentadas com dieta com quantidades escassa dessa substância. Por acreditarem que seria primordial a vida (vital) e que, seria uma amina, recebeu o nome de vitamina. Segundo outro autor vitamina definia se como um ajuntamento de compostos nitrogenados, vistos como elementos orgânicos essenciais, diferentes das proteínas, glicídios e lipídios, tempos depois foi visto que as vitaminas não são necessariamente uma amina ( Aquino, 2012).

Vitaminas são substâncias orgânicas essenciais, existentes nos alimentos, encontram-se incluídas em diversos mecanismos, atuam em diversos sistemas e contribuem na resposta do sistema imunológico, entram em processos metabólicos nas células, no desenvolvimento e mantença do animal. São encontradas no organismo animal ou adquiridas no formato de provitamina achadas na alimentação por via dos vegetais (Aquino, 2012).  Atuam sobretudo como catalisadores para reações dentro do organismo. Permitindo que essa reação química aconteça utilizando um baixo nível de energia e em menor tempo do que levaria normalmente. Logo, com a carência destas, os processos correntes do organismo tem chances de atingir um colapso, levando a susceptibilidade a doenças (Elias, 2014).

As vitaminas são divididas em dois grupos conforme sua solubilidade, sendo lipossolúveis ou hidrossolúveis. As lipossolúveis são solúveis em lipídios, possui propriedade hidrofóbica. Tendo a capacidade de armazenamento no organismo (Aquino, 2012). As vitaminas hidrossolúveis são solúveis em água, é possível de ser obtidas pela alimentação nos alimentos de origem animal. São elementos de sistemas de enzimas essenciais, estando um numero destas interligadas em reações de manutenção do metabolismo energético. Essas vitaminas são antercessoras de coenzimas do metabolismo intermediário (Aquino, 2012).

Cada vitamina exerce um papel específico, apesar do grupo que esta inserida, contudo, certas ações são complementares (Aquino, 2012). Independentemente das vitaminas serem exigidas em baixos valores pelo organismo, são muito relevantes para o organismo animal, sua quantidade apropriada na dieta aumenta o desempenho animal (Mariano e Medeiros, 2015). A carência ou absorção inadequada das vitaminas Leva a deficiências específicas, sendo capaz de provocar manifestações particulares do estado de avitaminose especifica de cada vitamina. Tem que se compreender que não só as carências ocasionam disfunções, no entanto o excedente na quantidade dessas vitaminas pode levar a disfunção de toxidez (Aquino, 2012)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)   pdf (141.6 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com