TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Meio Ambiente

Por:   •  22/3/2019  •  Projeto de pesquisa  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 2

 RESENHA DE A ARTE POÉTICA DE ARISTOTELES

Conseguimos observar que Aristóteles nos mostra no primeiro capítulo alguns aspectos sobre a Poesia, a imitação e os diferentes modos de imitação. Segundo Aristóteles a Poesia é a arte da mimética, da cópia ou imitação da realidade, ele também nos diz que a Poesia surge quando surge o homem, pois é natural do homem e dos seres vivos a imitação, ou seja, todo artista imita, cria e mente, Aristóteles também nos mostra os 3 fatores que diferenciam uma Poesia da outra, sendo eles meio, objeto e o modo.

  • O meio: Destaca-se pelo ritmo, canto e dos versos.
  • O objeto: que se divide em tragédia e comedia.
  • O modo: que é narrativo e dramático.

Ao fazer a leitura da obra de Aristóteles, concluímos que o filósofo define que todas as artes tem como bases a imitação (mimese). A arte tem “modos de imitação” e que, portanto, a tendência do homem é de imitar, de fato a imitação é algo que todos apreciam.

Aristóteles define que, a tragédia, por exemplo, é a imitação de uma ação importante e completa. Podemos assim concluir que a arte é a imitação da vida, não de homens, mas as ações da vida, da felicidade e da infelicidade. Assim, percebemos que sem ação do homem não há tragédia. A tragédia tem um duplo fim, o horror e a compaixão (A Catarse).

A tragédia segundo Aristóteles trata de uma imitação, com base no horror e na compaixão, partindo do principio da verossimilhança, é preciso que o homem identifique-se com o que vê, assiste.

A imitação esta em todas as artes, sendo que cada uma se difere em algum ponto, mas a imitação é a base. A arte é uma criação humana, e  o homem contempla o belo, a arte do belo.

Nas obras de Artes é possível enxergar o belo, mesmo quando não compreendemos, mas conseguimos afirmar que o artista quer exprimir a beleza, que esta ligada ao homem.

Assim, portanto definimos que a arte é a imitação da vida, da natureza. A arte consegue nos fazer rir e chorar, mas sempre contemplando para sua beleza.

REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA:

  • Áudio Livro da obra: Arte Poética de Aristóteles.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (61.5 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com