TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Questionário Algas

Por:   •  20/5/2019  •  Exam  •  945 Palavras (4 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 4

Questionário inicial sobre algas

Por Andrews Vinicius

  1. Quais os pigmentos das algas pardas?

R=  Além da clorofila A e C, também possuem carotenoides incluindo a fucoxantina que da a coloração característica.

  1. O que são estromatólitos?

R= São depósitos calcários em camadas. Tapetes microbianos fossilizados constituídos por camadas de microrganismos filamentosos, além de outros presos no sedimento. Os estromatólitos são produzidos quando colônias de cianobactérias em crescimento ativo se ligam a carbonato de cálcio.

  1. Diferencie acineto e heterocito e indique em qual grupo de algas estes ocorrem.

R= Alcinetos são células de resistência que ficam dormentes em períodos desfavoráveis e voltam a serem células normais quando as condições melhoram e, heterocitos são células que facilitam a ação das enzimas nitrogenases, pois barram a passagem de oxigênio, que impede a ação da nitrogenase,  para dentro das células. Tornando possível a fixação de nitrogênio.  Essas duas células especializadas são frequentemente encontradas nas cianobactérias.

  1. Qual o pigmento que dá a cor típica em nas algas pardas?

R= A fucoxantina

  1. Defina o processo da Endossimbiose primária.

R= Um ser eucarionte engloba uma cianobactéria por meio da fagocitose e, ela permanece mantida no citoplasma da célula hospedeira sem que houvesse degradação. A cianobactéria perde  suas estruturas desnecessárias e, por transferência lateral de genes, transfere parte do material genético da cianobactéria para o núcleo da célula hospedeira e a transforma em uma organela, o cloroplasto, que fornece energia e alimento para a célula hospedeira e recebe, em troca, proteção.

  1. Defina o processo da Endossimbiose secundária.

R= O evento de endossimbiose secundária é aquele onde uma célula eucariótica hospedeira engloba outra célula eucariótica que já realizou endossimbiose primária e adquiriu um cloroplasto. Eventos de endossimbiose secundários geraram cloroplastos complexos com mais de duas membranas (três ou quatro).

  1. Quantas membranas tem o cloroplasto de Rhodophyta? Explique a ocorrência desse número de membranas.

R= Os cloroplastos das Rhodophytas (Algas vermelhas) possuem duas membranas, pois, são resultado da endossimbiose primária.

  1. O que é um núcleo mesocarionte?

R= Tipo de núcleo que o envoltório nuclear permanece intacto durante a mitose e os cromossomos são condensados, ocorre nas euglenófitas.

  1. Quais os tipos de crescimento das algas pardas?

Crescimento intercalar ou difuso: Quando várias células ao longo do talo são capazes de dividir-se

Crescimento tricotálico ou localizado: As únicas células que se dividem são as da base do filamento

Crescimento Apical: Uma ou mais células localizadas no ápice são responsáveis pelo crescimento.

  1. Qual a substância de reserva em algas vermelhas?

R= As principais substancias de reserva das rodófitas são o amido das florídeas ou o rodamilo que se armazenam no citoplasma.

  1. Cite diferenças encontradas entre cianobactérias e outras algas.

R= Diferente de outras algas, todas espécies de cianobactérias são microscópicas. Seu produto de reserva é o glicogênio, diferente de todas as outras algas. Os cloroplastos das cianobactérias correspondem a seu tamanho total, não havendo outras estruturas em seu organismo.

  1. Explique a locomoção das cianobactérias?

R= Elas não possuem flagelos e nenhuma outra estrutura especial para deslocamento. A locomoção ocorre por meio da excreção de mucilagem e movimentos em onda produzido por contrações.

  1. Diferencie cianobactéria unisseriada e multisseriada.

R= As cianobactérias unisseriadas possuem apenas um tricoma envolto pela bainha de mucilagem enquanto as multisseriadas possuem dois ou mais tricomas. Tricomas = Fileira de células.

  1. Explique as quatro formas de reprodução assexuada das cianobactérias.

R= Hormogônios, quando pequenos segmentos de células se desprendem da colônia original e originam novas colônias.

Alcinetos, células de resistência que ficam inertes durante os períodos desfavoráveis mas, posteriormente, quando há melhora nas condições, ele volta a se tornar um individuo.

Exósporos, divisões sucessivas que se dão a partir de uma célula mãe posicionadas no ápice de forma que os esporos assim formados ganhem liberdade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (56.7 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com