TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Questionário Preparatório de Fungos

Por:   •  19/10/2015  •  Exam  •  360 Palavras (2 Páginas)  •  841 Visualizações

Página 1 de 2

FUNGOS

 

1) Na produção do pão, após o preparo da massa, é necessário esperar até que ela fique pronta para ser assada. Para isso, é comum o uso, principalmente no plano doméstico, de um procedimento muito simples: assim que a massa acaba de ser preparada faz-se com ela uma bolota, que é colocada na água de um copo. A bolota afunda, mas algum tempo depois ela sobe. Isto indica que a massa está pronta para ser assada. Explique a relação entre a bolota flutuar na água e a massa estar pronta para ser assada.

 

2) O que é o “sapinho” que aparece na boca?

 3) Por que os fungos nunca estão na base de uma cadeia alimentar, ou seja, por que nunca são o primeiro elemento da cadeia?

 4) Suponha que você encontrou um estranho organismo de cor esbranquiçada, crescendo em uma poça d`´agua. Você concluiu que se tratava de um organismo pluricelular e, por não apresentar cor verde, você descartou a possibilidade de ser uma planta. Como descobrir se o organismo é um animal ou um fungo?

 5) Qual a importância  dos fungos saprófagos para o equilíbrio de um ecossistema? Explique.

 

6) Cite um exemplo de fungo que apresenta simbiose com seres de outro reino.

 7) (FUVEST) O molho de soja mofado vem sendo usado na China, há mais de 2.500 anos, no combate a infecções de pele. Durante a segunda Guerra Mundial, prisioneiros russos das prisões alemãs, que aceitavam comer pão mofado, sofriam menos infecção de pele que os demais prisioneiros, os quais recusavam esse alimento.

a) O que é mofo?

b) Por que alimentos mofados podem combater as infecções de pele?

 

8) (Unicamp) Até algum tempo, considerava-se que fungos e bactérias pertenciam ao reino vegetal. Com o reconhecimento das diferenças entre eucarionte e procariontes, as bactérias foram separadas, mas os fungos permaneceram incluídos no reino vegetal. Mais recentemente, porém, tornou-se claro que os organismos agrupados como fungos definitivamente não são plantas.

a) Apresente uma característica comum a bactérias e fungos que permitiu considerá-los como plantas.

b) Apresente uma característica das bactérias que demonstra serem elas pertencentes a outro reino.

c) Cite uma característica das plantas que não são encontradas nos fungos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (23.9 Kb)   docx (296.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com