TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Registro Fotográfico Dos Microrganismos Aquáticos Da Lagoa Da Trilha Do Tatu

Por:   •  17/4/2023  •  Monografia  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Estadual de Goiás

Campus central

Licenciatura Ciências Biológicas

Mini projeto: REGISTRO FOTOGRÁFICO DOS MICROORGANISMOS AQUÁTICOS DA LAGOA DA TRILHA DO TATU, ANÁPOLIS-GOIÁS

Disciplina: Zoologia de invertebrados

Docente: Cinthya Arossa

Discentes: Kelly Ferreira e Jorge K.

Introdução

A biodiversidade ou diversidade biológica é o conjunto de todos os seres vivos existentes, o que inclui todas as plantas, animais e microorganismos da Terra. E é justamente essa diversidade e a interação entre estas diferentes espécies que compõem a biodiversidade brasileira que hoje conta com 103.870 espécies animais e 43.020 espécies vegetais conhecidas no país, abrigando 20% da biodiversidade mundial.

Entre essa gama de diversidade faunica o cerrado conta com estimativas de aproximadamente 320.000 espécies da fauna para o Cerrado, distribuídas por 35 filos e 89 classes, sendo 67.000 de invertebrados, correspondendo a 20% da biota desse bioma (Dias, 1992).

Nas diversas bacias hidrograficas do cerrado, é encontrado uma biota diversificada e rica em invertebrados aquáticos, entretanto grande parte de sua biota não está presente na literatura atual. O presente trabalho visa registrar e identificar ao menor nível taxonômico possível os espécimes encontrados no lago da reserva ecológica do campus central, e a partir dos dados coletados estimar a biodiversidade do local.

Metodologia

Serão realizadas coletas periódicas na REC-UEG em grupos em diferentes pontos da lagoa (Imagem 1) durante um mês uma vez por semana e analisadas as amostras com até 3 dias ápos a coleta para que o material não seja perdido e os organismos estejam viáveis para a análise em laboratório a fim de contabilizar e registrar o maior número de espécies possíveis em cada amostra, após o périodo de análises os organismos serão novamente depositados na área de coleta e outro ponto será analisado. As coletas ocorrem com vasilhames de vidro de 700ml esterilizados em seguida são direcionas ao laborátorio de microscopia, com o auxílio de lâminas e laminulas, serão analisadas 5 lâminas por amostra no maior aumento disponivel (as informações de aumento estarão descritas ao lado do registros).

[pic 1] Imagem 1

Objetivos

Serão objetivos do trabalho a visualização da biodiversidade zoológica dos organismos invertebrados aquáticos, experimentação de campo, contabilização e registro das espécies mais frequentes na área de coleta. Além dos objetivos didáticos e retenção de conhecimento teórico a respeito da biodiversidade, taxonomia e identificação.

Revisão bibliográfica

 Biologia dos Invertebrados– 16 junho 2016

Edição Português  por Jan A. Pechenik (Autor), Aline Barcellos Prates dos Santos (Tradutor), Ana Maria Leal Zanchet Helena Piccoli Romanowski;

ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS por FRANSOZO, ADILSON | NEGREIROS-FRANSOZO, MARIA LUCIA.

Zoologia Dos Invertebrados 6ed - Ruppert & Barnes

Referências

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (249.5 Kb)   docx (196.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com