TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ecoturismo No Parque Das Trilhas Em Guaramiranga - Ceará

Dissertações: Ecoturismo No Parque Das Trilhas Em Guaramiranga - Ceará. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2013  •  2.190 Palavras (9 Páginas)  •  687 Visualizações

Página 1 de 9

7. REFERENCIAL TEÓRICO

No final da década de 1960, depois de terem sido dados alguns alertas, a humanidade tomou consciência dos abusos cometidos contra a natureza, em nome do crescimento econômico. Na verdade, o ser humano sempre se utilizou de recursos naturais em seu benefício: água, madeira, frutas e outros alimentos extraídos das matas, minerais, o próprio ar pareciam bens inesgotáveis e acessíveis a qualquer pessoa. (PELLEGRINI,1993, p.15)

Os problemas constantes advindos da exploração dos recursos naturais por parte homem provocou no início dos anos 60 nos Estados Unidos e na Europa, um movimento que tinha por objetivo discutir alternativas que amenizassem o consumo exacerbado das riquezas do planeta, movimento conhecido como movimento pacifista.

Oficialmente, essa nova visão apareceu, pela primeira vez, na Primeira Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, em Estocolmo, Suécia, em 1972.

Segundo Pellegrini (1993, p.16), essa tomada de consciência a respeito da degradação do meio ambiente levou a Organização das Nações Unidas (ONU) a convocar uma grande conferência de países-membros, com a colaboração de cientistas no sentido de estudar o fenômeno; foi a Reunião de Estocolmo (Suécia), realizada em 1972, também conhecida por ECO-72.

Em 1983, a Assembléia das Nações Unidas encomendou um relatório à comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, presidida pela Primeira Ministra da Noruega, Sra. Brundtland. O relatório dessa comissão, publicada em abril de 1987, vem difundindo o conceito de Desenvolvimento Sustentável, que passou ao uso na linguagem internacional, servindo como eixo central de pesquisas realizadas por organismos multilaterais e mesmo por grandes empresas. O relatório de Brundtland traz a seguinte definição: “O desenvolvimento sustentável é aquele que responde às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de responder às suas necessidades.”

A multiplicação de pesquisas, estudos, publicações sobre os temas da ecologia fixou diversos neologismos, marcando uma área de estudo que, além de interdisciplinar e, portanto muito diversificada, procurava definir balizas para o seu desenvolvimento, com a urgência que a situação parecia exigir.

A Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável, chamada também de Rio+10, ocorrida em Johanesburgo (África de Sul) em 2002, ampliou ainda mais a discussão em cima do que seria o tripé da sustentabilidade. Durante o Eco-92, Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, ocorrida no Rio de Janeiro (Brasil), o conceito tornou-se princípio fundamental e parâmetro para a Agenda 21, uma série de metas, aprovadas pelos mais de 160 países participantes.

Atualmente, é cada vez mais visível à preocupação com o planeta e o meio ambiente, o entendimento de que a degradação do meio ambiente causa grave problemas ao planeta já tomou proporções mundiais. Observa-se uma total perda da biodiversidade, com constantes agressões do homem á natureza. Resíduos e efluentes descartados provocam na natureza uma poluição de efeito dominó tanto para o ser humano quanto para o próprio planeta, como o aquecimento global, assunto presente na maioria das discussões mundiais.

7.1 Conceitos e Definições

7.1.1 Ecologia

A ecologia é uma ciência que estuda as relações entre os seres vivos, ou seja, o modo de como estes no espaço ambiental ao qual estão inseridos convivem um com o outro.

A ecologia é um ramo da Biologia que estuda as relações entre os organismos vivos e entre os organismos e seus ambientes. A palavra "ecologia" foi proposta pela primeira vez pelo biólogo e zoólogo alemão Ernst Haeckel, em 1869. Deriva do grego "oikos", que significa "casa", e "logos", que significa "estudo". Assim, literalmente, a ecologia significa o estudo do "lugar onde se vive". O estudo do "ambiente da casa" inclui todos os organismos contidos nela e todos os processos funcionais que a tornam habitável. Nesta perspectiva percebe-se que esta ciência estuda os seres vivos e suas relações de dependência uns com os outros sem ferirem ou agredirem o meio ambiente ao qual se encontram.

De acordo com Szlak, (2001, apud Pires) O prefixo eco – da palavra “ecologia", que é derivado do grego oikos, significa lar ou hábitat. O “meio ambiente que nós habitamos é, em sua máxima essência, o nosso lar, a nossa morada, o nosso sustento.”

De acordo com Cassini, (2005, p.2) "A palavra ecologia foi empregada pela primeira vez pelo biólogo alemão E. Haeckel em 1866 em sua obra “Generelle Morphologie der Organismen."

Segundo ainda o autor a Ecologia é um conceito que a maioria das pessoas já possui pela intuição, pois sabemos que nenhum organismo, pode existir de maneira autônoma sem interagir com outros ou mesmo com ambiente físico no qual ele se encontra. Assim ao estudo dessas inter-relações entre organismos e o seu meio físico chama-se Ecologia.

A ecologia, portanto, trata do estudo das interações entre os organismos que vivem em um ambiente em constante mudança, conectadas no tempo (evolução) e espaço (padrões de distribuição). No início do século XX, a ecologia era ainda um estudo descritivo da natureza, uma espécie de história natural, que se inspirava no trabalho dos grandes exploradores e observadores da natureza do século XIX. Logo se seguiram estudos por menorizados sobre o meio em que vive determinada espécie e suas relações de simbiose ou de antagonismo com outras espécies.

7.1.2 Sustentabilidade

O conceito foi introduzido no início da década de 1980 por Lester Brown, fundador do Wordwatch Institute, que definiu comunidade sustentável como a que é capaz de satisfazer às próprias necessidades sem reduzir as oportunidades das gerações futuras. (CAPRA in TRIGUEIRO, 2005, 19). É a propriedade de um processo que, além de continuar a existir no tempo, revela-se capaz de: (a) manter padrão positivo de qualidade, (b) apresentar, no menor espaço de tempo possível, autonomia de manutenção (contar com suas próprias forças), © pertencer simbioticamente a uma rede de coadjuvantes também sustentáveis e (d) promover a dissipação de estratégias e resultados, em detrimento de qualquer tipo de concentração e/ou centralidade, tendo em vista a harmonia das relações sociedade-natureza.

7.1.3 Educação Ambiental

O Turismo ecológico pode influenciar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com