TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório Invertebrados

Por:   •  14/11/2022  •  Artigo  •  622 Palavras (3 Páginas)  •  69 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório Invertebrados

-Platyhelminthes:
Características em geral: são achatados dorsoventralmente, triblásticos, acelomados e apresentam simetria bilateral.
Há 4 subdivisões nesse filo, sendo as mais importantes elas: Trematoda, Cestoda ( com todos os representantes parasitas ), e os Turbellaria ( organismos de vida livre ). Seus principais representantes são, respectivamente: Schistosoma mansoni causador da esquistossomose,Taenia solium causador da cisticercose e as Planarias que apresentam um par de ocelos na cabeça.
A importância desse filo vem da esquistossomose ser a segunda patologia mais expandia e devastadora da saúde das populações humanas de regiões tropicais.

-Mollusca:
Características em geral: são animais triblásticos, celomados, com simetria bilateral, desenvolvimento direto ou indireto, com tubo diretório completo e a maioria apresenta circulação aberta.
Há 7 subdivisões e 3 importantes nesse filo, sendo elas os Gastrópodes que possuem apenas uma concha espiralada e apresenta as lesmas, caracóis e caramujos aquáticos como seus representantes. Além disso, existe também os Bivalves que são exclusivamente aquáticos e apresentam como principais representantes as ostras e os mexilhões. E também, os Cefalópodes que possuem tentáculos que partem da sua cabeça e como representante apresenta a lula, polvo e o nautilus.
Esse filo apresenta importância para alimentação humana como fonte de proteína. Também são importantes economicamente devido à produção de pérola e ecologicamente devido serem bons indicadores de poluição ambiental.

-Annelida:
Características em geral: corpo formado por vários segmentos, triblasticos, celomados, protostômios, com sistema diretório completo, sistema circulatório fechado e encontrados em ambientes marinho, água doce e solos úmidos.

São subdivididos em 3 grupos. Os Poliquetas que apresentam uma grande capacidade de regeneração, e como exemplo dele podemos citar as espécies do gênero Nereis. As Oligoquetas, representadas pelas minhocas e encontrados em solos úmidos. E os Hirundíneos que apresentam ventosas que garantem a locomoção e fixação sendo representados pelas sanguessugas.

Apresentam importância ecológica e econômica, pois fertilizam o solo com o húmus ( rico em nitrogênio, fósforo e potássio ), são ótimos indicadores de águas poluídas e as sanguessugas fazem parte de alguns tratamentos médicos.

-Nematoda:
Características em geral: apresentam corpo alongado e cilíndrico, triblásticos, pseudocelomados, não segmentados, com simetria bilateral, parasitas ou de vida livre, realizam respiração cutânea, sistema digestorio completo e reproduzem-se sexualmente. Apresenta 2 subdivisões, Adenophorea e Secernentea. Entre seus representantes podemos citar a Ascaris lumbricoides, famosa lombriga causador da Ascariadíase, o Ancylostoma duodenale e Necator americanus causadores do Amarelão, o Wuchereria bancrofti causador da Elefantíase e o Enterobius vermicularis causador da Oxiurose. Possuem importância em processos ecológicos, pois realizam a decomposição de material orgânico do solo.

-Arthropoda:
Classe Crustacea:
Apresenta 2 pares de antenas, um exoesqueleto formado por quitina, sistema digestorio completo, sistema circulatório aberto e lacunar, são na maioria dióicos com fecundação interna e simetria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (43.7 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com