TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de Protozoa

Por:   •  24/5/2019  •  Relatório de pesquisa  •  2.682 Palavras (11 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO[pic 1][pic 2]

CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS

DEPARTAMENTO DE ZOOLOGIA

NÚCLEO DE ESTUDOS LIMNÓLGICO

Relatório de microscopia e Protozoa

  1. Liste as partes constituintes de um microscópio ótico, definindo suas funções.

O microscópio óptico é constituído por duas partes, as mecânicas e as ópticas. Constituem a parte mecânica: o Tubo, que são cilindros metálicos que possuem as lentes oculares, e eles também regulam os espaços entre os olhos de quem observa; o revólver onde são inseridas as lentes objetivas que, quando o este é movimentado elas se alternam; a mesa, onde se põe a lâmina para observação. Tem uma abertura no centro que permite a passagem da luz coletada pelo espelho. E ela pode ser movimentada a partir do charriot, que fica próximo a mesa e permite a movimentação ara alternar o campo de visão da lâmina, e também há a pinça que fixa a lâmina; O parafuso macrométrico concede um movimento vertical da mesa que proporciona o ajuste do foco, diferente do parafuso micrométrico onde o ajuste é mais sutil permitindo apenas um foco mais preciso. E as últimas estruturas da parte mecânica do aparelho é o braço que sustenta todas estas estruturas ligadas ao  que é a base e lhe garante apoio. Já as partes ópticas são: as lentes oculares, que são as duas lentes onde colocamos os olhos para observar o material. Elas ampliam, no geral, cerca de 10 a 15 vezes e corrigem a imagem invertida formada pelas lentes objetivas, que por sua vez permitem a ampliação de 4 a 100 vezes, podem variar de 3 a 4 lentes sobrepostas, cada lente com sua cor e descrição da ampliação e ficam mais próximas a lâmina. O condensador fica abaixo da mesa e tem a função de fornecer uma grande quantidade de luz e dividir de forma igual e proporcional no campo de visão do microscópio que atua junto com o diafragma que regula a intensidade da luz que é projetada no objeto, através da abertura ou fechamento de palhetas que permitem a entrada de mais ou menos luz, de acordo com a necessidade, e o espelho por sua vez fica a baixo do condensador, e dele sai a luz. Essa peça possui duas faces: uma plana usada nas grandes ampliações, colhendo e projetando raios paralelos e divergentes, e a côncava que colhe e projeta os raios convergentes usada em pequenas ampliações.

  1. Disserte sobre os preparos de lâminas, e seus cuidados necessários.

Ao se preparar uma lâmina deve – se atentar para ver se esta está bem seca, o vidro em si é muito frágil então todo o cuidado tanto ao movimentar quanto onde por é essencial, por a lâmina em cima da bancada pode arranha – la ou, por ser muito fina, acabar perdendo de vista. Bolhas de ar são comuns, então é outro detalhe a se levar em consideração na hora de preparar o material caso este seja líquido, por a lamínula próxima ao líquido em um ângulo mais ou menos de 45° ajuda a evitar o ar, assim deixando a observação da amostra mais clara. Lavar o vidro após utilizar também é importante para evitar que resíduos de outras amostrar contaminem o seu material.

  1. Cite no mínimo 5 cuidados que você deve ter ao manusear um microscópio ótico.

As lentes do microscópio de ajustam a problemas oculares facilmente, sendo assim, o uso de óculos ao observar uma amostra pode, em contato com as lentes oculares, arranha – las, sendo assim um dos cuidados é utilizar do aparelho sem lentes corretivas; caso precise deslocar o aparelho nunca arrasta – lo, pegue pelo braço e pela base assim não há risco de prejudicar as lâminas, afinal elas estão sobrepostas; as lentes objetivas nunca devem tocar a lâmina. Portanto, nunca focalizar abaixando o canhão com o parafuso macrométrico olhando para a ocular e tomar cuidado sobretudo ao por a lente 100 de ampliação; não por o dedo nas lentes muito menos limpa – las se não com materiais apropriados para isso; ao terminar de observar a amostra ponha a primeira lente do revolver em posição, geralmente a 10 × 4, abaixar a mesa e a luz, retirar a lâmina e ai sim desligar o microscópio.

  1. Descreva a biologia de Ceratium e Euglena.

A Ceratium é um gênero do filo Dinoflagellata que apresenta uma vasta variedade de suas espécies. Vivem geralmente em ambientes marinhos, mas também existem espécies de água doce, sendo comuns em águas temperadas e se concentrando próximas a superfície onde há maior concentração de luz. O formato das células é mantido por uma película, constituída em vesículas alveoladas sob a membrana plasmática, e estes alvéolos preenchidos por polissacarídeos. A parte de teca acima da cintura é conhecida como epiteca e a de baixo hipoteca. Apresentam dois flagelos, o transversal apresenta uma fileira de pelos, e ao bater faz com que a célula gira sobre seu eixo e o longitudinal, com suas duas fileiras de pelos, ao se movimentar cria uma propulsão que direciona para frente. E ambos flagelos ficam dentro de fendas conhecidas como sulco. São mixotróficos, realizam fotossíntese e também se alimentam por fagocitose, tendo sua reserva alimentar na forma de amido e óleos. Os núcleos contêm cromossomos permanentemente condensados, e a reprodução é assexuada que ocorre por fissão longitudinal, podendo dividir as placas tecais entre duas células filhas ou perde – las antes mesmo da divisão celular, assim, cada uma das célula – filhas sintetiza as placas novamente. Algumas espécies podem proliferar em grandes quantidades e causar a famosa maré vermelha, o que trás malefícios já que pode esgotar certos recursos do ambiente; e também a bioluminescência. Já a Euglena é um gênero do Filo Euglenida, são muito encontradas em reservatórios de água ricos de matéria orgânica em decomposição. Seu formato é mantido por uma película flexível, formada de feixes de proteínas articuladas ao longo de suas bordas laterais. Apresentam 2 flagelos, podendo um deles ser bem curto. O flagelo posterior está relacionado a locomoção por deslizamento enquanto o anterior se relaciona mais a detecção de alimentos. Seus flagelos são sustentados por bastões paraxonemais sendo atribuídos de pelos. Apresentam clorofila a e b e apenas 1/3 das espécies realizam fotossíntese, o restante, equivalente a 2/3 são heterotrófos e se alimentam de compostos alimentares por fagocitose, sendo assim classificados como mixotróficos, assim como os Ceratium. Suas reservas de alimento ficam armazenadas no citoplasma e é conhecida como paramilo. Realizam reprodução assexuada por meio da divisão celular longitudinal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (190.8 Kb)   docx (78.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com