TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Resumo Cardiovascular

Por:   •  11/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  255 Palavras (2 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 2


Sistema Cardiovascular

O sistema cardiovascular ou sistema circulatório, é responsável pelo transporte de substâncias como, por exemplo, gases, nutrientes e excretas nitrogenadas.

O sangue segue um caminho continuo passando duas vezes pelo coração antes de fazer um ciclo completo. Podendo assim dividir o sistema circulatório em dois segmentos: circulação pulmonar e circulação sistêmica.

A circulação pulmonar ou pequena circulação, é o caminho que o sangue percorre do coração aos pulmões e dos pulmões ao coração.

O sangue sem oxigênio é bombeado pelo ventrículo direito para a artéria pulmonar, que se ramifica, e dessa maneira uma ramificação vai para o pulmão direito e a outra para o pulmão esquerdo. Nos pulmões, o sangue presente nos capilares dos alvéolos libera o gás carbônico e absorve o gás oxigênio. Assim, o sangue como oxigênio é levado dos pulmões ao coração pelas veias pulmonares, que se ligam ao átrio esquerdo.

A circulação sistêmica ou grande circulação, é o caminho do sangue oxigenado para o resto do corpo e o retorno do sangue pobre em oxigênio ao coração.

No coração, o sangue oxigenado é bombeado do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo e do ventrículo esquerdo para a artéria aorta, que é a responsável pelo transporte desse sangue para os diversos tecidos do corpo.

Quando o sangue com oxigênio chega aos tecidos, os vasos capilares absorvem o gás oxigênio e libera o gás carbônico, assim deixando o sangue sem oxigênio. E por fim, o sangue faz o caminho de volta para o coração pelas veias cavas superior e inferior, chegando ao átrio direito, completando o sistema cardiovascular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (23.1 Kb)   docx (6.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com