TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Significado Das Cores Em Uma Mandala

Exames: O Significado Das Cores Em Uma Mandala. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  4.899 Palavras (20 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 20

O Significado das Cores

Amarelo ou Dourado

Atrai dinheiro e poder. Atrai pessoas alegres para a sua vida, rejuvenesce e traz charme; traz luz para a solução de problemas, ajuda a reter conhecimentos e desenvolver a sabedoria. Devido a sua luminosidade, uma cor insistente, que cansa a vista rapidamente e desperta irritação quando utilizado em grandes áreas ou fixado por muito tempo - é uma cor "nervosa" e agressiva, que salta a vista. Porém, utilizado em áreas mais modestas o amarelo alegra, estimula e desperta a atividade mental facilitando a associação de idéias. É um poderoso ativador mental.

O Amarelo simboliza: criatividade, as idéias, o conhecimento, alegria, juventude e nobreza. O Dourado simboliza: vibração elevada, vigor , inteligência superior e nobreza. Transmite calor, luz e descontração. Simbolicamente está associado à prosperidade. É também uma cor energética, ativa que transmite otimismo. Está associada ao Verão.

Algumas correlações: Sol, luz, riqueza, processos mentais, inteligência, sabedoria, filosofia, comunicação, expansividade.

Sua utilização favorece: Percepção, clareza nos pensamentos, discernimento, autoconfiança, auto-satisfação, auto-controle, otimismo, alegria, bom humor, sociabilidade.

Em excesso: Agressividade, irritação, impaciência, tagarelice, pedantismo, irreflexão, insônia.

Azul

A expressão "tudo azul", não é muito vaga nos dias atuais, era utilizada como pergunta ou resposta em cumprimentos bastante informais, significando simplesmente: "tudo bem", "tudo em paz". O azul é assim, simples e desprovido de formalidades; tranquilo e pacífico. É uma cor apreciada por muitas pessoas; dificilmente veremos alguém dizer não gostar do azul. Apesar de ser uma cor fria, um límpido céua azul parece fazer o dia muito mais promissor do que um nebuloso céu acinzentado; é uma questão de associação. O azul contrai e se afasta, por isso é muitas vezes utilizado como cor de proteção e limpeza espiritual.

O Azul é a cor do céu, do espírito e do pensamento. Simboliza a lealdade, a fidelidade, a personalidade e subtileza. Simboliza também o ideal e o sonho. É a cor do infinito, das cores é o que mais influi no espiritual, está ligado a divindades e a verdade. Representa a imortalidade, a fidelidade e a justiça. Desenvolve a inteligência, transmite calma e propicia o equilíbrio emocional. Ótimo para meditações. Desaconselhável para quem tem pressão baixa. Harmoniza os ambientes e o espirito trazendo paz e tranqüilidade.

Produz ainda ternura, afetuosidade, paz de espírito e segurança. Reduz o stress e a ansiedade, traz saúde emocional, paz e calma. Promove o entendimento entre as pessoas. Favorece as atividades intelectuais e a meditação.

Simboliza: devoção, fé, aspiração, sinceridade, lealdade, confiança e tranqüilidade.

Algumas correlações: Paz, elevação espiritual, religiosidade, bondade, caridade, purificação, limpeza, intuição, passividade, o feminino.

Sua utilização favorece: Paz interior, tranquilidade, calma, equilíbrio, pensamentos elevados, dissipação de temores, restabelecimento.

Em excesso: Sonolência, desânimo, letargia, preguiça, depressão, tristeza.

Índigo

A cor índigo conheciada também como azul-anil é uma cor fria e agradável para se olhar por tempo prolongado. Cor fria, mas pura e profunda. Corresponde à reserva e à introversão. Representa a consciência superior e as profundezas da alma. Simboliza a fidelidade, sendo indicada para concentração melhor na voz e percepção interiores. Uma mistura de azul e violeta, a cor índigo é a cor da dignidade e intuição.

Algumas correlações: Lealdade, refinamento, transição, espiritualidade, transcendência, profundidade, poder.

Sua utilização favorece: Intuição, percepção, responsabilidade, disciplina, confiança, devoção, persistência, motivação, superação, ideais elevados, compreensão, harmonia, tolerância, calma, memória, elevação mental.

Em excesso: Falta de visão, pessimismo, obstrução, desânimo, opressão, insegurança.

Laranja

Além de significar movimento, espontaneidade, gentileza, é uma cor estimulante. A corlaranja é a cor da comunicação, do calor afetivo, da confiança e da segurança. É a cor das pessoas que crêem que tudo é possível. Está relacionanda aos sentimentos e desejos mundanos. Aplicada aos trajes, esta cor favorece, segundo os hindus, a desempenho sexual. Traz sucesso, agilidade mental, atrai boa sorte e prosperidade; desencoraja a preguiça.

Simboliza: encorajamento, estimulação, robustez, atração, gentileza, cordialidade, tolerância e prosperidade.

Algumas correlações:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com