TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema Digestivo

Por:   •  7/5/2018  •  Bibliografia  •  2.184 Palavras (9 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 9

Sistema Digestivo

Cavidade oral, esôfago, estômago, intestino delgado e grosso e suas glândulas – glândulas salivares, fígado e pâncreas.
Sua função é obter, a partir dos alimentos ingeridos, as moléculas necessárias para a manutenção, o crescimento e as demais necessidades energéticas do organismo.

Moléculas grandes, como: proteínas, lipídios, carboidratos complexos e ácidos nucleicos são quebrados em moléculas menores que são facilmente absorvidas através do trato digestivo, como o intestino delgado.

Água, vitaminas, minerais são absorvidos a partir do alimento ingerido. A camada mais interna do trato digestivo constitui uma barreira protetora entre o conteúdo do lúmen e o mais interno do organismo.
A primeira etapa é a digestão que ocorre na boca, onde o alimento é umedecido pela saliva e triturado pelos dentes, formando pedaços menores. A saliva inicia a digestão dos carboidratos que continuam no estômago e intestino delgado que transformam o alimento em componentes básicos (aminoácidos, monossacarídeos, ácidos graxos livres...). A absorção da água ocorre no intestino grosso, tornando semissólidos o conteúdo do lúmen.

Estrutura Geral

  • Mucosa: Tecido epitelial / Tecido conjuntivo frouxo com vasos (lâmina própria), sistema linfático, com glândulas e tecido linfoide / Muscular da mucosa: Separa a mucosa da submucosa (circular interna e longitudinal externa).
    - A muscular da mucosa promove o movimento da mucosa, aumentando o contato da mucosa. As contrações geradas pelos plexos fazem misturar o alimento
  • Submucosa: Glândulas / Tecido conjuntivo frouxo e vasos / Plexo nervoso submucoso (Plexo de Meissner)
  • Muscular: Espiral (circular) e longitudinal (externo) / Plexo nervoso mioentérico (Fica entre as duas musculares) / Tecido conjuntivo com vasos.
  • Serosa: Tecido conjuntivo frouxo (Mesotélio) / Peritônio visceral (Reveste os órgãos) / Peritônio parietal (reveste a cavidade abdominal) /[pic 1]

*** A lâmina própria possui uma zona rica em macrófagos e células linfoides, algumas das quais produzem anticorpos ativamente. É liberado SIGA (IgA com proteína) como principal anticorpo, isso é necessário, pois o trato digestivo possui epitélio simples, bem vulnerável, exceto a cavidade oral, esôfago e canal anal.

Cavidade Oral

A lâmina própria é continua com a submucosa, possuindo papilas e glândulas. A camada mucosa queratinizada protege das agressões mecânicas de mastigação.

- Epitélio pavimentoso estratificado queratinizado (Gengiva e palato duro)
- Epitélio pavimentoso estratificado não queratinizado (lábio, palato mole, lábios, bochechas).
O palato mole possui no seu centro músculo estriado esquelético e numerosas glândulas mucosas e nódulos linfoides na submucosa.
[pic 2]

Língua – Epitélio pavimentoso estratificado
Mucosa contínua com o músculo estriado esquelético (3 planos), submucosa imperceptível.  A superfície ventral é lisa e a dorsal é irregular (papilas). Apresenta saliências de nódulos que se agregam ao redor de invaginações na camada mucosa (criptas).

Presença de papilas:

  • Filiformes: Fricção e são queratinizadas. Ação mecânica
  • Fungiformes: Possuem botões gustativos, cogumelos e lisos – Ação Gustativa
  • Foleadas: Presentes em macacos e coelhos – Em forma de folha, tem entre elas invaginações, com espículas gustativas.
  • Circunvaladas: Glândulas serosas secretadas em uma depressão que causa um fluxo. Liberam lipase lingual para a limpeza.
  • Lenticulares

Botões gustativos – Diferenciação dos 4 sabores. As células gustativas possuem microvilosidades e liberam neurotransmissores. São localizadas na parede das papilas folheadas, fungiformes e circunvaladas. É um agrupamento de células ovoides que se estendem da membrana basal até a superfície do epitélio, onde se abre o canal, o poro gustativo. Há três tipos de células: basais, sensoriais e de suporte.

Faringe Pavimentoso estratificado não queratinizado na região contínua ao esôfago e cilíndrico ciliado próximo da cavidade nasal. Contém tonsilas.
A lâmina própria contém tonsilas, nódulos linfáticos e leucócitos dispersos.
Não há muscular da mucosa. A túnica adventícia se mescla a fáscia profunda.

Dente: Coroa (parte superior do dente), raízes, esmalte mineralizado (hidroxiapatita) e cemento. A dentina cobre a cavidade pulpar que está a polpa (tecido conjuntivo frouxo e vascularizado). Ligamento periodontal (fibras colágenas) liga o cemento e a dentina no alvéolo.
Dente braquiodonte (não crescem depois da erupção) e dentes hipsodontes.

Dentina – Altamente mineralizado com colágeno I, GAGs, sais de cálcio, odontoblastos na periferia da polpa que forma a pré-dentina e a dentina. A mineralização ocorre pelas vesículas que são circundadas por membrana de vesículas da matriz – facilitam adentrar a hidroxiapatita. Dentina é sensível a diversos estímulos. A polpa é inervada, pois a dentina possui poucas fibras nervosas amielínicas.

Esmalte Mineralizado, produzidos pelos ameloblastos e a matriz orgânica deriva da ectodérmica. Composta por prismas de esmalte – subunidades glicoproteicas - e unidas pelo esmalte Interprismático (hidroxiapatita). Os ameloblastos se desintegram depois da atividade secretora, os odontoblastos não.

Polpa Dental Tecido conjuntivo frouxo, formado por odontoblastos, fibroblastos e uma matriz que contém fibrilas finas de colágeno. Vascularizado e inervado.

Periodonto – composto por gengiva, cemento, ligamento periodontal e osso alveolar.

  • Cemento: Assemelha-se ao tecido ósseo, mas não há vasos sanguíneos. Cementócitos – Aspectos de osteócitos (São enclausurados em lacunas). Reabsorve os tecidos antigos com produção de novos tecidos.
  • Ligamento periodontal: Fibras de Sharpey ligam o cemento no dente no alvéolo e a dentina, para suportar pressões exercidas. Os espaços entre os feixes de fibras são ocupados por GAGs.
  • Osso Alveolar – contato direto com o ligamento periodontal. Vasos sanguíneos penetram no ligamento periodonto ao longo da raiz, formando vasos perfurantes.

Esôfago: [pic 3]

Transportar da boca ao estômago. Mesmas camadas que Revestida por epitélio pavimentoso não queratinizado. Glândulas esofágicas e da cárdia (muco) facilitando o transporte e protege a mucosa. Tem músculo estriado esquelético na porção inicial. Epitélio da mucosa é pavimentoso estratificado. A queratinização é encontrada nas espécies que ingerirem alimentos duros e secos. Encontra-se nódulo linfáticos (homem e suíno). Túnica submucosa com inúmeras glândulas. A túnica mucosa e a submucosa diferem das longitudinais que permitem a expansão. Muscular é composta pelo início estriado esquelético até a região média e o resto é lisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (281 Kb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com