TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema Genital Masculino

Por:   •  27/5/2018  •  Abstract  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 2

Sistema Genital Masculino

Estruturas e suas Funções:

Testículos: Glândulas, envolvidas pelo saco escrotal, no seu interior existem milhares de compartimentos chamados de lóbulos testiculares, cada lóbulo abriga 04 túbulos seminíferos, onde os espermatozóides (gametas masculinos). No interior dos túbulos seminíferos encontram-se as células de Leydig ou células intersticiais, produtoras do hormônio testosterona.

Epidídimos: É um tubo enovelado que armazenam os espermatozóides temporariamente.

 Ductos deferentes e ducto ejaculatório: Ductos são longos tubos provenientes de cada testículo. Esses ductos se fundem e formam o ducto ejaculatório, então assim que os espermatozóides passam dos ductos deferentes para o ducto ejaculatório e daí para o interior da uretra.

Vesículas seminais: Duas glândulas situadas atrás da bexiga produzem o líquido seminal que nutre os espermatozóides.

Próstata: Órgão situado abaixo da bexiga circunda a parte inicial da uretra, produz o liquido prostático, que nutre os espermatozóides e facilidade a mobilidade.

O esperma (sêmen) é basicamente constituído por espermatozóides e pelos líquidos: seminal e prostático. 

Glândulas bulbouretrais (G. de Cowper): localizadas no interior da próstata facilitam a relação sexual, pois produzem uma secreção viscosa que também faz parte do sêmen, possui caráter lubrificante.

Pênis: Órgão masculino de cópula, quando estimulado suas artérias se dilatam e grande quantidade de sangue fica retida em espaços de natureza esponjosa. No interior do pênis existe a uretra que tem dupla função: eliminar o sêmen e urina.

Sistema Genital Feminino

Ovários: Glândulas localizadas na pare inferior da cavidade abdominal, uma de cada lado do útero. No seu interior existem milhares de folículos. Cada folículo  é formado por um ovócito – célula fértil. A cada 28, 30 dias os folículos ovarianos tornar-se suficientemente desenvolvido a ponto de se transformar o ovócito em óvulo (gameta feminino).  

Tubas uterinas: Tubos musculares e flexíveis que fazem comunicação com dos ovários com o útero.

Útero: è um órgão muscular, de tamanho 7,5cm de comprimento e 5cm de largura. Porção muscular chama-se miométrio, e a parte que reveste internamente é uma membrana mucosa chamada endométrio, local aonde o embrião se instala.

Vagina: órgão de cópula feminina.

Vulva = Genitália externa feminina

  • Grandes lábios: protegem os lábios pequenos
  • Pequenos lábios: protegem a vagina
  • Clitóris: sensibilidade

Gametogênese

É o mecanismo de produção de gametas e abrange a espermatogênese – responsável pela formação de espermatozóides – e – a ovogênese ou ovulogênese – processo de formação de óvulos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (70.4 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com