TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema Genital Masculino

Por:   •  29/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  3.576 Palavras (15 Páginas)  •  69 Visualizações

Página 1 de 15

Sistema Genital Masculino

1-Introdução ao Sistema Genital Masculino:

Diferentemente de outros sistemas, o sistema genital não é essencial para a sobrevivência do indivíduo, contudo, é necessário para a sobrevivência da espécie. A reprodução sexual, na qual são combinados genes de dois indivíduos de modo aleatório  em cada nova geração, oferece a vantagem de introduzir grande variabilidade genética em uma população.

O sistema genital é singular em dois aspectos, primeiro pelo fato de não se tornar funcional até ser posto para “funcionar” na puberdade pela ação do conjunto de hormônios sexuais. Segundo, nenhum outro sistema apresenta níveis de diferenças sexuais como o genital.

  • Funções do sistema genital masculino:
  1. Produzir gametas masculinos (espermatozoides), e transferi-los para o sistema genital feminino através do coito ou cópula.
  2. Produzir e secretar hormônios que mantêm os órgãos sexuais masculinos e contribuem para a libido masculina (desejo sexual)
  • Funções do sistema genital feminino:
  1. Produz seus próprios gametas (ovócitos ou óvulos) e recebe os espermatozoides do homem.
  2. Seus órgãos genitais são especializados em oferecer locais para a fertilização, para a implantação da massa celular embrionária em desenvolvimento (o blastocisto), para a gestação e para o parto.
  3. Proporciona meios para nutrir o recém-nascido pela secreção de leite através das glândulas mamárias.
  4. Secretar hormônios sexuais que mantém os órgãos sexuais e contribuem para a libido da mulher.

2-Classificação das Estruturas do Sistema Genital:

  • Órgãos sexuais primários:  Os órgãos sexuais primários são chamados de gônadas, especificamente, os testículos no homem. As gônadas produzem os gametas (espermatozoides), e produzem e secretam os hormônios sexuais. A secreção desses hormônios (andrógenos) nas idades adequadas e em quantidades suficientes causam o desenvolvimento dos órgãos sexuais secundários e a manifestação dos caracteres sexuais secundários.

  • Órgãos sexuais secundários: São aquelas estruturas essenciais p/ o transporte do espermatozoide. São eles: os ductos que transportam os espermatozoides (epidídimos, ductos deferentes, ductos ejaculatórios e a uretra); as glândulas genitais acessórias masculinas ( glândulas seminais, próstata e as glândulas bulbouretrais); o Pênis que contem tecido erétil é o órgão da cópula. O escroto é uma bolsa de pele que inclui e protege os testículos.

  • Caracteres sexuais secundários: Não são essenciais p/ o processo de reprodução, mas geralmente, são considerados atrativos sexuais.

3-Períneo

É uma região em forma de losango situada entre a sínfise púbica e o cóccix. É uma região muscular na abertura inferior da pelve. É dividido em trígono urogenital (anterior) e em  trigono anal(posterior). No masculino, o pênis e o escroto estão localizados na porção anterior do trigono urogenital e o ânus localizado no interior da porção posterior do trígono anal.

4-Escroto:

É semelhante a uma bolsa, está suspenso imediatamente atrás da base do pênis. As funções do escroto são: sustentar e proteger os testículos e controlar suas funções relativas na região pélvica do corpo. A frouxa textura da pele do escroto é coberta por pelos esparsos e mais escuros que o resto do corpo. Também contem numerosas glândulas sebáceas.

O dartos é uma camada de fibras  musculares lisas da tela subcutânea do escroto. O cremaster é um pequeno feixe de fibras musculares esqueléticas que se estende pelo funículo espermático, um tubo de fáscia que também contem o ducto deferente, os vasos testiculares e os nervos. O dartos e o cremaster contraem involuntariamente nas temperaturas baixas p/ aproximar os testículos da temperatura mais adequada do corpo na região pélvica. O musculo cremaster é uma continuação do músculo obliquo interno do abdome da parede abdominal do qual deriva quando os testículos descem p/ o escroto. Como é um músculo esquelético, também pode ser contraído voluntariamente. A temperatura ótima p/ a produção de espermatozoides é de 35 graus.

O escroto é subdividido em dois compartimentos longitudinais pelo fibroso septo do escroto, p/ dividir cada testículo em dois compartimentos, visando que uma infecção não afete o outro lado. Além disso, o testículo esquerdo está geralmente suspenso mais baixo no escroto do que o direito, de modo que eles não possam ser comprimidos conjuntamente. O local do septo do escroto é visível na superfície ao longo de um sulco longitudinal mediano chamado  rafe do períneo, que se estende p/ diante subjacente ao pênis e p/ trás na direção do óstio anal.

A irrigação sanguínea e a inervação do escroto são extensas; as arterias que servem o escroto são a pudenda interna (ramo da artéria femoral) e a cremastérica (ramo da epigástrica inferior), a drenagem é semelhante às arterias. Os nervos escrotais são principalmente sensitivos, incluem os nervos pudendos, os nervos ilio-inguinais e os  nervos cutâneos femorais posteriores.

5-Testículos: Situados no interior do escroto, de modo que o esquerdo é mais baixo que o direito.

  • Estrutura dos testículos: Os testículos são órgãos pares, esbranquiçados e ovoides, com aproximadamente 4cm de comp. e 2,5 cm de diâmetro. Cada testículo pesa entre 10 e 14 g. Duas camadas de tecido ou túnicas cobrem os testículos; a externa túnica vaginal saco seroso fino derivada do peritônio durante a descida do testículo; a túnica albugínea é uma membrana fibrosa e dura que encapsula diretamente cada testículo. Expansoes fibrosas da túnica albugínea dividem o testículo em 250 a 300 lóbulos do testículos em formas de cunhas.

Cada lóbulo do testículo contém túbulos seminíferos firmemente enrolados que podem exceder 70 cm de comprimento se forem desenrolados. Eles são as unidades funcionais do testículo, pois é onde ocorre a espermatogênese.(mais de 100 milhoes produzidos por dia).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)   pdf (136.2 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com