TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TABACO E SUAS AÇÕES: FARMACOLÓGICAS, FISIOLÓGICAS, PATOLÓGICAS E O DIAGNÓSTICO POR IMAGEM

Por:   •  10/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.148 Palavras (13 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 13

                                                 [pic 1]

FACULDADE REGIONL DA BAHIA

BIOMEDICINA

ROSEVÂNIA CORREIA DA SILVA

O TABACO E SUAS AÇÕES:

FARMACOLÓGICAS, FISIOLÓGICAS, PATOLÓGICAS E O DIAGNÓSTICO POR IMAGEM

Salvador – Ba

        2016                

ROSEVÂNIA CORREIA DA SILVA

O TABACO E SUAS AÇÕES:

FARMACOLÓGICAS, FISIOLÓGICAS, PATOLÓGICAS E O DIAGNÓSTICO POR IMAGEM

Artigo apresentado à Faculdade Regional da Bahia, como requisito de avaliação interdisciplinar do curso de Biomedicina. Orientado pela Profª. Lorena Magalhães.

 

Salvador – Ba

2016

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO .....................................................................................................        03

2. O TABACO ...........................................................................................................        04

3. ANÁLISE TOXICOLOGICA ...............................................................................        04

3.1. NICOTINA .........................................................................................................        05

3.1.1. TOXICIDADE DA NICOTINA .......................................................................        05

3.1.2. TOXICOCINÉTICA E TOXICODINÂMICA DA NICOTINA ......................        05

4. PATOLÓGIAS PELO EFEITO DO TABACO ......................................................        06

4.1. DOENÇA PULMONAR OBSTRUÍTIVA CRÔNICA (DPOC) .........................        07

4.1.1. DIAGNÓTICO POR IMAGEM ..........................................................................        08

4.2. ISQUEMIA CARDÍACA ........................................................................................        08

4.2.1. DIAGNÓTICO POR IMAGEM ..........................................................................        09

4.3. CÂNCER PULMONAR .........................................................................................        11

4.3.1. DIAGNÓTICO POR IMAGEM ..........................................................................        11

5. CONCLUÇÃO ...........................................................................................................        13

REFERÊNCIAS .............................................................................................................        14


1. INTRODUÇÃO

O tabaco trata-se de um vegetal do qual é extraído uma substância, a nicotina, princípio ativo responsável pelos efeitos tóxicos ocasionados ao organismo, além de causar dependência aos seus usuários.

Tendo em vista o aparecimento de uma série de prejuízos causados pelas ações danosas do tabaco, o presente trabalho foi feito com o intuito de trazer aprendizagem e esclarecimentos, de cunho científico, sobre os efeitos que o tabaco pode provocar e / ou agravar ao organismo de modo geral, como diversos problemas respiratórios, câncer de pulmão, câncer de boca, etc. Infelizmente, muitos jovens já adquiriram o hábito de fumar e negam que o fumo cause danos à saúde e, menos ainda, dependência.

O trabalho em questão está dividido de forma que esclareça as possíveis consequências que o tabaco pode causar à saúde humana.

Tem como objetivo transparecer as consequências ocasionadas pelo fumo do tabaco através da observação dos níveis de intoxicação por conta da nicotina, que é encontrado na fumaça do cigarro que contém várias substâncias tóxicas ao organismo e que podem interferir diretamente na saúde dos indivíduos que são fumantes ativos e passivos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS (2008) o cigarro de tabaco e suas causas constituem os principais problemas de saúde pública no mundo. O tabagismo, apesar de evitável, constitui-se num fator de risco de várias doenças, como a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e o câncer, com impacto na mortalidade avaliado em milhões de indivíduos por ano.

O cigarro de tabaco contém mais de 4.800 misturas de componentes, incluindo oxidantes, aldeídos e carcinógenos, capazes de proporcionar inflamações e lesões celulares. Os principais constituintes são os oxidantes, essenciais determinantes, para o dano celular induzida pelo cigarro (ROSEMBERG, 2004).

Segundo Rosemberg (2003) o indivíduo que é fumante não consome a nicotina propriamente pura, pois a mesma está incorporada ao tabaco.

O objetivo deste artigo é retratar os conhecimentos sobre o tabaco como droga psicoativa causadora de dependência químico-física, e que, portanto, exerce um certo domínio sobre o fumante tornando-o seu escravo (prisioneiro).


2. O TABACO

O tabaco pertence à família da planta das Solanáceas do gênero Nicotiana, onde existe diversas variedades. A folha do tabaco pode conter cerca de 500 constituintes e 4.720 quando queimada. Seu principal princípio ativo é a nicotina, um alcaloide isolado em estado puro. A nicotina possui estrutura pirrolidínica, base volátil e incolor. No ambiente se apresenta na forma líquida oleaginoso de cor escura na presença do ar, devido à oxidação, e com odor característico. Tem solubilidade na água e muito solúvel em solventes orgânicos como álcool e no éter. Essa substância é muito utilizada como inseticida na agricultura (ROSEMBERG, 2003).

A fumaça eliminada pelo cigarro é resultante da combustão incompleta do tabaco. Ocorre simultaneamente durante a combustão três tipos de reações: pirólise - decomposição térmica, pirossíntese - síntese pelo calor e a destilação - pelo alto aquecimento na ponta do cigarro, algumas substâncias são eliminadas como a nicotina. (OGA, 2008).

Segundo Oga (2008) a qualidade do tabaco influência na composição química da fumaça, de como é embalada, do tipo do filtro e do papel, da maneira de fumar e da temperatura que é queimado. Para melhorar suas características são adicionadas algumas substâncias organolépticas ao tabaco como agentes umectantes, aglutinantes, flavorizantes e podem aparecer compostos resultantes da contaminação do mesmo como fertilizantes e praguicidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)   pdf (505.4 Kb)   docx (327.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com