TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de bioética

Artigo: O conceito de bioética. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  Artigo  •  224 Palavras (1 Páginas)  •  212 Visualizações

A fusão da ética com a ciência da vida deu origem à Bioética, como uma ética da vida, integrando a cultura humanística à técnico-científica das ciências naturais.

O vocábulo bioético indica um conjunto de pesquisas e práticas pluridisciplinares, objetivando elucidar e solucionar questões éticas provocadas pelo avanço das tecnociências biomédicas.

É fato que a ciência caminha mais rápido que a reflexão ética sobre determinados assuntos. A humanidade ainda não encontrou respostas para diversas questões éticas. Diante do rápido progresso das pesquisas biológicas, algumas regras sobre bioética correm o risco de estarem defasadas no momento de sua promulgação.

Evidencia-se uma dificuldade na aproximação ciência/ética e a implantação de um cientificismo que, muitas das vezes, flutua sobre todas as pretensões do humanismo; contudo, não devemos esquecer que os estudiosos da ciência não estão apenas comprometidos com esta, já que, em última análise, ela existe para o ser humano.

Nas palavras do Professor Olinto Pegoraro, a bioética é a disciplina ética que se formou em torno de pesquisas, práticas e teorias que visam interpretar os problemas levantados pela biotecnologia e biomedicina. Por isso, a ela é necessariamente interdisciplinar e de identidade instável pois não é uma filosofia global, nem uma ética geral e muito menos uma ciência. Ela se situa na confluência do saber tecnocientífico, especialmente biológico, com as ciências humanas como a sociologia, a política, a ética e a teologia.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com