TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de filantropos

Tese: O conceito de filantropos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  Tese  •  1.632 Palavras (7 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 7

Conceito de Mecenas

Mecenas são pessoas ricas e poderosas que investiram na arte para conseguir status perante a sociedade. Eles eram príncipes, bispos, duques. Foram importantes para o desenvolvimento das artes plásticas e da literatura na época do Renascimento Cultural, pois injetaram capital nesta área.

Os mecenas eram burgueses ricos da época do Renascimento que patrocinavam o trabalho de artistas e escritores, em busca de glória e prestígio.

Protetores dos artistas de uma maneira geral principalmente pintores e escultores. Eram pessoas ricas, principalmente nobres, que gostavam de arte. Foi uma figura muito importante porque de certa forma contribuíram para divulgar a arte na época e guardar para a posteridade.

Referencia bibliográfica

http://www.portaldacultura.gov.pt/programasapoios/Pages/mecenato.aspx

http://www.revistacontinente.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=425

Conceito de Barroco

O nome Barroco foi dado pelo estilo artístico que floresceu o final do século XVI que se iniciou na Itália. Considerado como estilo absolutismo e a contra-reforma que destaca pelo esplendor exuberante.

O Barroco foi uma continuação natural do Renacimento, pois os ambos os movimentos compartilharam de um profundo interesse na arte da antiguidadede classica.

O tema de Barroco trata de mostrar maior o dinamismo, constrastes mais fortes, mais dramaticos, , exuberância e realismo e uma tendência ao decorativo, além de manifestar uma tensão entre o gosto pela materialidade opulenta e as demandas de uma vida espiritual.

A arte barroca é uma escola mais proxima do classicismo renascentista. O início da época barroca foi nos anos finais do século XVI, teria gerado os primeiros frutos do que viria a ser a arte barroca, plenamente desenvolvida apenas durante a primeira metade do século XVII.

O homem barroco compreende a natureza como infinita em sua diversidade e dinamismo e para expressar tal sentimento utiliza recursos como contrastes abruptos de luz e sombra, manchas difusas de cores, passagens súbitas entre primeiro e segundo planos, diagonais impetuosas, ausência de simetria, entre outros.

Em sentido estrito, o Barroco é um fenômeno artístico e literário estreitamente vinculado à Contra Reforma, o que parece reforçado pelo fato de que seu maior desenvolvimento se observou nos países católicos (embora tivesse também acontecido em países protestantes).

Referencia bibliográfica

http://pt.wikipedia.org/wiki/Barroco#Artes_barrocas

http://www.pegue.com/artes/arquitetura_barroca.htm

Conceito de Idade Moderna

A idade moderna é um período da historia do ocidente onde destaca das demais por ser um período de transição. Essa época é considerada como uma época de “revolução social” onde começa a transição do modo feudal para o modo capitalista.

Nesse período renasciam os comércios, as feiras, as cruzadas e o surgimento dos Burgos.

A arte na idade moderna é usada para designar a maior parte de produção artística do fim do século XIX. Refere-se a uma abordagem de arte em um momento no qual não mais era importante que ela representasse literalmente um assunto ou objeto.

A arte surgiu no final do século passado na forma de pintura e escultura em oposição às formas clássicas, rompendo todos os padrões antigos. Os pintores utilizavam cenas exteriores para as suas obras como a paisagem, as pessoas entre outras onde utilizavam recursos como cores vivas, cubos, figuras deformadas e senas sem lógica.

Referencia bibliográfica

http://pt.wikipedia.org/wiki/Idade_Moderna

http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/artemoderna/

Conceito de Reforma (Religioso)

A reforma religiosa, pode-se dizer que foi um movimento ou até mesmo uma revolução religiosa. Onde o poder total da igreja foi questionado, desafiado. Será que tudo que era dito pela igreja era verdadeiro? Deveria ser seguido cegamente, sem perguntas? Essa situação ocorreu durante o séc. XVI, onde novas religiões cristãs surgiram.

A “reforma”, ou seja, o surgimento de novas religiões, não passou despercebido para a igreja católica. A reação católica a reforma foi chamada de CONTRA-REFORMA. Afinal uma instituição soberana não se deixaria vencer tão fácil.

"A arte é necessária para que o homem se torne capaz de conhecer e mudar o mundo. Mas a arte é necessária em virtude da magia que lhe é inerente". O rito e a arte, portanto, transformam pensamentos e objetos naturais em meios de expressão do mundo transcendente.

Referencia bibliográfica

http://www.cfh.ufsc.br/~wfil/chaui.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Reforma_Protestante#Contra-reforma

http://www.casthalia.com.br/a_mansao/artistas/baldung.htm

Conceito de Absolutismo

O absolutismo corresponde ao poder soberano do Estado pela concentração de todos os poderes estatais para uma só pessoa.

O absolutismo, com seu soberano autocrático, caracterizam esse conjunto e até mesmo o simboliza. Não se trata de um simples Estado de transição entre o Estado feudal e o Estado burguês emergente da Revolução Francesa do século XVIII.

O artista na sociedade monárquica e aristocrática era deixado de “lado”, já para a sociedade burguesa ele representava um gênio, o “ideal” que complementava e coroava o sucesso material e, de forma mais geral os valores espirituais da vida.

Referencia bibliográfica

http://www.knoow.net/historia/historiaportug/absolutismo.htm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com