TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de geoprocessamento

Artigo: O conceito de geoprocessamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  Artigo  •  1.828 Palavras (8 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 8

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

CAMPUS CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA-PA

TECNOLOGO EM GESTÃO AMBIENTAL

Dhecillyr Viturino

Larissa Carvalho

Noabia Borges

Tatiana Campos

GEOPROCESSAMENTO

Conceição do Araguaia-PA

Setembro 2014

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

CAMPUS CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA-PA

TECNOLOGO EM GESTÃO AMBIENTAL

Trabalho referente a disciplina de Metodologia de Pesquisa do período 1° do Curso de Gestão Ambiental, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Este documento segue a orientação da professor(a) Barbara Carmona realizado pelo(s) aluno(s) Dhecillyr Viturino, Larissa Carvalho, Noabia Borges e Tatiana Campos;

Conceição do Araguaia-PA

Setembro 2014

Sumário

Resumo IV

Resumo V

Introdução VI

O que e Geoprocessmento VII

Conceito VII

Histórico VIII

Sensoriamento VIII

Exemplo IX

Conclusão X

Referencias XI

Resumo

Geoprocessamento

Geoprocessamento representa um conjunto de tecnologias capazes de coletar e tratar informações georreferenciadas, que permitam o desenvolvimento constante de novas aplicações. Neste sentido, as tecnologias que são englobadas nesta concepção, e que a cada momento fazem cada vez mais parte do nosso dia-a-dia, são o Sensoriamento Remoto (SR), o Sistema de Informação Geográfica (SIG) e o Sistema de Posicionamento Global (GPS), este último mais conhecido pela sua sigla em inglês.

O SR é a tecnologia capaz de obter imagens e outros tipos de dados através do monitoramento da superfície terrestre, através da captação e do registro da energia eletromagnética refletida ou emitida da superfície. Existem vários programas que executam atividades de processamento digital de imagens, entre eles o Sistema de Processamento de Informações Georreferenciadas (SPRING) desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), outro produto muito popular e que devido a sua gratuidade é amplamente utilizado é o Google Earth, pois permite sobrevoar o planeta através das imagens de satélite.

O SIG é erroneamente considerado um geoprocessamento. Geoprocessamento é um conceito muito mais abrangente, representando qualquer tipo de processamento de dados georreferenciados, enquanto o SIG processa dados gráficos (por exemplo, mapas) e alfanuméricos (por exemplo, tabelas) com a finalidade de desenvolver análises espaciais e modelagens da superfície. Comparativamente com o SR, existe um número bem maior de programas desenvolvidos para o SIG, como o Sistema de Análise Geo-Ambiental (SAGA), além do próprio SPRING.

O GPS é um sistema de posicionamento por satélites utilizado para a determinação da posição de um receptor na superfície terrestre. Este posicionamento é apresentado em coordenadas de longitude, latitude e altitude. Este sistema pertence aos EUA e possui inserção no mundo inteiro, mas já começa a sofrer a concorrência de sistemas similares como o europeu (GALILEO) e o russo (GLONASS).

O Brasil é um país com uma expressão fantástica no restrito mundo dos países que investem na pesquisa e desenvolvimento de produtos técnicos espaciais. A prova disso é que recentemente o nosso país, em parceria com a China, lançou em 1999 o primeiro satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres (CBERS), o CBERS-1, e em 2003 o CBERS-2. O sucesso desta parceria foi tamanho que os dois países renovaram seus interesses de produzirem e lançarem mais dois satélites. As imagens de satélite coletadas pelo CBERS podem ser adquiridas gratuitamente no site do INPE.

INTRODUÇÃO

O geoprocessamento, conjunto de ferramentas para coletar, armazenar, recuperar, transformar e visualizar dados sobre o mundo real, deve ser estruturado com uma visão de análise integrada e interdisciplinar, possibilitando o cruzamento de várias informações de uma unidade geográfica, através da superposição de planos.

Atualmente existe uma série de aplicações onde o geoprocessamento é um vetor determinante, como monitoramento ambiental, controle fiscal, fiscalização agrária, vigilância nacional, controle de tráfego aéreo, previsão meteorológica, zoneamento ecológico econômico, gerenciamento do uso do solo, agricultura de precisão, entre outras.

O QUE É GEOPROCESSAMENTO

Com o advento da informática na automação de processos, surgiram várias ferramentas para captura, armazenamento, processamento e apresentação de informações espaciais georreferenciadas. A ligação técnica e conceitual destas ferramentas levou ao desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com