TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de hipercolesterolemia

Artigo: O conceito de hipercolesterolemia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2014  •  Artigo  •  268 Palavras (2 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 2

O colesterol é um tipo de gordura (lipídio) encontrada naturalmente em nosso organismo, fundamental para o seu funcionamento normal. O colesterol é o componente estrutural das membranas celulares em todo nosso corpo e está presente no cérebro, nervos, músculos, pele, fígado, intestinos e coração. Nosso corpo usa o colesterol para produzir vários hormônios, vitamina D e ácidos biliares que ajudam na digestão das gorduras. 70% do colesterol é fabricado pelo nosso próprio organismo, no fígado, enquanto que os outros 30% vêm da dieta. 

Hipercolesterolemia :É o aumento da concentração de LDL no sangue, fazendo com que a pessoa que possua essa desarrumação metabólica tenha o colesterol em níveis bastante elevados.

A Hipercolesterolemia pode ser causada por maus hábitos alimentares com ingestão elevada de alimentos ricos em colesterol e uma rotina sedentária.

A hipercolesterolemia pode ser consequencia de uma outra doença, como Diabetes, Insuficiência renal e Hipotiroidismo.

Só encontramos colesterol nos alimentos de origem animal, que são ricos em gorduras do tipo saturada. Assim o colesterol está presente em todas as carnes e seus derivados, frutos do mar, gema de ovo, leite e seus derivados. 

Outras fontes de gordura saturada:  • Alimentos industrializados: bolos, biscoitos, chocolates, tortas, sorvetes. • Alimentos vegetais: coco, banha de coco, azeite de dendê.

ALIMENTOS DE ORIGEM VEGETAL NÃO CONTÈM COLESTEROL

Colesterol total :

200 mg/dl (até 29 anos);

225mg/dl (dos 30 aos 39 anos);

245mg/dl (dos 40 aos 49 anos);

265mg/dl (acima de 50 anos).

O exame para o colesterol consiste na retirada de uma pequena quantidade de sangue. Deve-se ficar em jejum por 12 horas antes da realização do exame. De acordo com o médico deverá ser feita a suspensão de todos os medicamentos que possam alterar os resultados do exame.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com