TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de microbiologia

Artigo: O conceito de microbiologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  Artigo  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 2

MICROBIOLOGIA

Microbiologia: Mikros (= pequeno) + Bio (= vida) + logos (= ciência). A Microbiologia é definida como a área da ciência que se dedica ao estudo de organismos que somente podem servisualizados ao microscópio. Com base neste conceito, a microbiologia aborda um vasto e diverso grupo de organismos unicelulares de dimensões reduzidas, encontrados como células isoladas ou agrupados emdiferentes arranjos. Assim, a microbiologia envolve o estudo de organismos procarióticos (bactérias, archaeas), eucarióticos (algas, protozoários, fungos) e seres acelulares (vírus).

Esta área doconhecimento teve seu início com os relatos de Robert Hooke e Antony van Leeuwenhoek, que desenvolveram microscópios que possibilitaram as primeiras observações de bactérias e outros microrganismos apartir da análise de diversos espécimes biológicos. Embora van Leeuwenhoek seja considerado o "pai" da microbiologia, os relatos de Hooke, descrevendo a estrutura de um bolor, foram publicadosanteriormente aos de Leeuwenhoek. Assim, embora Leeuwnhoek tenha fornecido importantes informações sobre a morfologia bacteriana, estes dois pesquisadores devem ser considerados como pioneiros nesta ciência.Recentemente foi publicado um artigo discutindo a importância de Robert Hooke para o desenvolvimento da Microbiologia. Setor de Microbiologia foi criado desde a fundação do ICB no final da década de 60, e atualmente está vinculado ao Departamento de Parasitologia, Microbiologia e Imunologia. Representa uma das áreas das Ciências Biológicas, ligada ao estudo dos microrganismos (bactérias, fungos e vírus).

O Setor de Microbiologia atende cerca de 500 novos alunos de graduação a cada semestre, envolvendo os cursos de Medicina, Farmácia, Odontologia, Enfermagem, Ciências Biológicas, Química, Fisioterapia e Nutrição. As aulas práticas são realizadas em laboratórios de ensino. Para pós-graduação, são oferecidas disciplinas para os cursos de Mestrado e Doutorado em Ciências Biológicas (ênfases Imunologia e Doenças Infecto-Parasiárias/Genética e Biotecnologia), Mestrado e Doutorado em Saúde, além dos cursos de Especialização em Parasitologia, Microbiologia e Imunologia, Especialização em Endodontia (ligado à Faculdade de Odontologia), e Especialização em Análises Clínicas (ligado a Faculdade de Farmácia).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com