TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de рompage

Artigo: O conceito de рompage. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  Artigo  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 2

POMPAGE


Introdução

Pompage, termo traduzido do francês sem tentativa de tradução, por já fazer parte do vocabulário profissional entre os fisioterapeutas brasileiros, é uma manobra capaz de tensionar lenta, regular e progressivamente um segmento corporal.

O termo Pompage passou do inglês ao francês e ao português, sem tentativa de tradução em nenhuma dessas passagens. Devemos associa-los a um gesto de "bombeamento", um puxar- relaxar sucessivos. Esse gesto deve ser realizado em três tempo:

Tensionamento do Segmento - que deve ser feito até o limite da elasticidade fisiológica da estrutura musculoaponeurótica. Se esse tensionamento ultrapassa-la haverá reação através de um reflexo miotático direto.

O terapeuta deve alongar lenta, regular e progressivamente as fibras até o limite de sua elasticidade, para não se provocar um descarregamento dos informantes do alongamento do músculo, que são os fusos.Tudo deve ser realizado "em silêncio".

Manutenção do Tensionamento - que será maior ou menor de acordo com o objetivo que se procura

Retorno a Posição Inicial – que ocorrerá lentamente e cuja velocidade será determinada de acordo com o objetivo perseguido. OBS- a manobra deverá ser repetida de 5 a 10 vezes.

A pompage, realizada no sentido das fibras musculares, promove um deslizamento destas moléculas em sentido contrário e aumenta o comprimento total do músculo.

Se uma retração muscular, uma cicatriz, um edema provocarem uma estase, haverá ausência de mobilidade entre as fáscias, e a circulação de água livre, denominada lacunar, não ocorre eficientemente, porque depende da mobilidade entre os tecidos, visto não haver uma bomba a ela destinada. Neste caso, a pompage deve ser realizada com o objetivo de liberar os brônquios e promover a circulação lacunar.

Na região de uma dada articulação, podemos aplicar um tensionamento com o objetivo de separar duas superfícies articulares, descomprimindo a articulação, provocando a entrada de mais líquido sinovial, o que representa mais nutrição para o tecido cartilaginoso depende exclusivamente do aporte deste líquido para sua nutrição.


Indicações:

Regeneração articular

Favorecimento da circulação

Relaxamento muscular

Dores de coluna

Cansaço físico e mental

Ansiedade

Stress

Nervosismo

Depressão

Insônia

Dores e tensões musculares/articulares

Fáscias

Por sua vez, as fáscias encontram-se em continuidade umas em relação às outras, um verdadeiro esqueleto fibroso, é uma espécie de tecido mais resistente que serve para apoiar células, tecidos e órgãos mais moles. Recobre, permeia e apóia órgãos abdominais por entre os tecidos dos músculos e nas extremidades destes músculos se junta formando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com