TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O papel do sódio no corpo

Artigo: O papel do sódio no corpo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  Artigo  •  1.063 Palavras (5 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 5

SÓDIO

HISTÓRICO

Os compartimentos orgânicos e influência do meio extracelular no meio intracelular foram inicialmente descrito por Claude Bernard. Este pesquisador, em meados de 1860, ressaltou a importância dos componentes solúveis e de sua concentração na sobrevivência e manutenção dos papéis fisiológicos celulares.

Desde então, o sódio tem sido reconhecido como principal cátion do fluido extracelular e potássio, como o principal componente mineral do meio intracelular.

CARACTERÍSTICAS QUÍMICAS

Tal como outros eletrólitos, o sódio é um elemento que, quando ionizado, apresenta carga positiva. Sob a forma de cátion, portanto, está presente nos tecidos orgânicos.

ABSORÇÃO, TRANSPORTE, ARMAZENAMENTO E EXCREÇÃO.

Absorvido por transporte ativo e passivo praticamente em toda sua totalidade na parte superior do intestino delgado, a concentração plasmática do sódio é dependente da quantidade de cloreto de sódio consumido, sendo regulada pelo sistema renal através da concentração de aldosterona circulante – um mineralocorticoide secretado pelo córtex adrenal. Assim, com condições fisiológicas normais, a excreção urinária de sódio é dependente principalmente da ingestão.

Figura 1 Vias de absorção de sódio.

FUNÇÕES

Sua função mais conhecida é seu papel na manutenção da osmolaridade e volume do fluido corporal, influenciando a pressão sanguínea, diretamente influenciada pelo sistema renina-angiotensina-aldosterona e secreção do hormônio antidiurético.

Sua deficiência causa desidratação, confusão mental e hipotensão.

O excesso de sódio é o principal causador da hipertensão arterial uma vez que o sódio retém água em nosso organismo, aumentando a volemia, o que faz com que o coração tenha que bombear mais vezes para conseguir distribuir o sangue pelo corpo inteiro. Pessoas que já possuem certa resistência no vaso sanguíneo, com esse aumento no volume sanguíneo terão uma resistência periférica ainda maior, ou seja, o fluxo ficará muito forte para passar pelo vaso sanguíneo, fazendo pressão arterial aumentar.

Funções: Equilibra os líquidos corporais, juntamente com o potássio e cloreto, manutenção do equilíbrio ácido básico, excitabilidade de músculos e controla a pressão osmótica.

Sua função mais conhecida é seu papel na manutenção da osmolaridade e volume do fluido corporal, influenciando a pressão sanguínea, diretamente influenciada pelo sistema renina-angiotensina-aldosterona e secreção do hormônio antidiurético.

O sódio exerce ainda outras funções igualmente importantes, como a manutenção do potencial de membrana, condução de impulsos nervosos e contração muscular e controle da absorção e transporte de alguns nutrientes como cloro, aminoácidos, glicose e da água.

Sua deficiência causa desidratação, confusão mental e hipotensão.

Estudos realizados na população brasileira detectaram consumo de sal elevado, mais de duas vezes o limite recomendado. A ingestão de sal é fortemente influenciada pelo nível socioeconômico e pode, parcialmente, explicar a alta prevalência de hipertensão arterial. O excesso de sódio na alimentação do lactente e sua relação com hipertensão arterial é apontado em alguns estudos que demonstraram associação entre consumo excessivo de sódio no início da vida com maiores níveis de pressão arterial no primeiro ano de vida e na adolescência.

http://revistavivasaude.uol.com.br/clinica-geral/efeitos-do-excesso-de-sodio-no-corpo/127/

FONTES ALIMENTARES

O consumo de sódio é fortemente influenciado pelo hábito alimentar. A principal fonte de sódio é o cloreto de sódio (sal de mesa), sendo também encontradas grandes quantidades em alimentos, como leite, queijo, alimentos processados, embutidos, enlatados, sopas e molhos prontos, azeitonas, picles, chucrute, oleaginosas, alimentos conservados com sal como o bacalhau e a carne seca, bicarbonato de sódio e shoyu.

Metabolismo:

O sódio é prontamente absorvido por transporte ativo e passivo na parte superior do intestino delgado e transportado para os rins, onde é filtrado, retornando para o sangue em níveis apropriados. É excretado principalmente na urina (90-95%), além de fezes e suor 2002).

Sua concentração é controlada através da secreção de hormônios do sistema renina-angiotensina-aldosterona e antidiuréticos. Quando os níveis de sódio no sangue aumentam ocorre o estimulo de sua excreção urinária e da sensação de sede para que haja aumento da ingestão hídrica, por outro lado, quando os níveis estão baixos, a excreção urinária de sódio diminui para que se amenizem as perdas (CARDOSO E VANNUCCHI, 2006; MAHAN E STUMP, 2002).

BIODISPONIBILIDADE

DICA

Atenção à rotulagem dos alimentos

Em 100g de alimento

Menos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com