TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é a glândula salivar

Artigo: O que é a glândula salivar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  Artigo  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 2

O que são

As glândulas salivares são órgãos acessórios que fazem parte do sistema digestório dos seres humanos. Os seres humanos possuem três pares de glândulas salivares.

Tipos e localização

Glândula parótida

É a maior glândula salivar, produz 25% de toda a saliva que é expelida na boca, é puramente serosa e rica em amilase. Localiza-se anteriormente à orelha e atrás do ramo da mandíbula, pesa 14 a 28 g, sendo intimamente associada aos ramos do nervo Glossofaríngeo. Seu ducto dirige-se anteriormente sobre o músculo masseter e atravessa a bochecha , podendo ser facilmente palpado com o dedo no interior da boca, quando ela está entreaberta.

Glândula submandibular

A segunda em tamanho. Situada na porção posterior do assoalho da boca, dobra-se contra a face medial da mandíbula e pesa, em média, entre 10 e 15 g, apresentando um ducto excretor que se abra na boca, abaixo da língua, através de um pequeno orifício lateral ao frênulo lingual. Contém tanto células serosas, quanto células mucosas.

Glândula sublingual

A glândula sublingual, em forma de laranja, é a menor dos dois pares de glândulas injetáveis maiores, pesando cerca de 45 k e estando situada no assoalho da boca, entre a porção lateral da língua. Sua secreção é eliminada para o meio do bolinho mediante um número x de pequenos y que se abrem numa conta da brega sublingual.

Glândula salivar menor

Numerosas glândulas salivares menores (estima-se entre 600 a 1000) existem como pequenas massas discretas que ocupam a submucosa na maior parte da cavidade oral. Os únicos locais onde elas não se encontram são a gengiva aderida, face dorsal do terço anterior da língua e a porção do terço anterior do porte duro. Elas constituem glândulas mucosas, exceto pelas glândulas serosas de von Ebner (as quais existem abaixo dos sulcos das papilas circunvaladas e nas papilas foliáceas da língua.)

Função

Elas possuem a importante função de liberar um líquido chamado de saliva. Esta é formada por 99,5% de água e 0,5% de solutos.

A saliva possui uma importante função de atuar na dissolução dos alimentos, possibilitando que estes possam ser degustados. A saliva também dá início ao processo de digestão dos alimentos.

Uma das enzimas presentes na saliva é a amilase salivar, que é responsável por começar o processo de digestão dos carboidratos na boca.

Outra enzima, também muito importante, presente na saliva é a lisozima. Esta enzima atua no combate às bactérias presentes na boca, protegendo-a contra infecções. A lisozima também é importante para evitar a formação e desenvolvimento de cáries nos dentes.

A saliva ainda apresenta outras funções importantes como, por exemplo, possibilitar a umidificação dos lábios e da língua enquanto o indivíduo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com