TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O sistema nervoso dos répteis

Artigo: O sistema nervoso dos répteis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  Artigo  •  823 Palavras (4 Páginas)  •  1.843 Visualizações

Página 1 de 4

Sangue:

Os eritrócitos dos répteis possuem formato ovalado, são nucleados e maiores do que os dos mamíferos. A eritropoese ocorre na medula óssea e os eritrocitos contêm hemoglobina, o que os permite carrear oxigênio aos tecidos. O eritrócito dos répteis possui uma meia-vida relativamente longa, sendo em algumas espécies igual a 600 e 800 dias. Os eritrocitos imaturos ocasionalmente são vistos na circulação de animais normais, principalmente nos jovens ou naqueles com ecdise.

Os heterófilos são análogos aos neutrófilos presentes nos mamíferos. Eles diferem dos neutrófilos por não apresentarem peroxidase e fosfatase ácida, que são enzimas envolvidas na quebra dp material necrótico. A ausência dessas enzimas faz com que eles produzam pus caseoso em vez de material iquido. Os heterofilos estão envolvidos na fagocitose de corpos estranhos. Os heterofilos dos repteis são muito semelhantes quanto a aparência aos heterofilos das aves; as células são tipicamente arredondadas com grânulos eosinofilicos em forma de bastão presente no citoplasma, e núcleo possui formato arredondado a ovalado.

Os eosinofiloss são facilmente confundidos com heterofilos. Eles assemelham-se quanto a aparência, mais diferenciam quanto ao fato de os grânulos citoplasmáticos serem arredondados em vez de forma de bastão. Em alguns quelônios, os eosinofilos podem totalizar mais de 20% dos leucócitos circulantes.

Os basófilos são células pequenas e redondas com grânulos citoplasmáticos em azul escuro. Frequentemente, esses grânulos podem obscurecer o núcleo. Assim como os eosinofilos, os basófilos podem fazer parte naturalmente de uma grande porcentagem de leucócitos circulantes em quelônios normais.

Os linfócitos podem variar quanto ao tamanho, e pode-se encontrá-los grandes e pequenos juntos. Os linfócitos normalmente são arredondados e apresentam um núcleo grande. De maneira típica, os linfócitos possuem uma relação núcleo/citoplasma grande e não apresentam grânulos citoplasmáticos. Na maioria dos repteis, são os leucócitos predominantes na circulação.

Os monócitos são os maiores leucócitos circulantes dos repteis. O núcleo pode ser ovalado ou lobado. O citoplasma dos monócitos normalmente é azul acinzentado e pode conter vacúolos pequenos ou grânulos delicados. Os monócitos de alguns répteis, especialmente em serpentes, possuem grânulos citoplasmáticos azurofilicos. Visto que essas células são simplesmente uma variante de um monócito, seria mais apropriado classifica-las como monócitos azurofilicos.

Os trombocitos desempenham a mesma função das plaquetas nos mamíferos. Os trombocitos são células nucleadas, pequenas e ovais, com citoplasma claro. O citoplasma normalmente não tem cor, mas pode conter grânulos pequenos.

Sistema nervoso:

A neuroanatomia dos repteis segue o esboço básico dos vertebrados com um sistema nervoso central consistindo em um encéfalo e uma medula espinhal. Há três divisões principais no cérebro dos repteis: a parte anterior do encéfalo, que compreende os lobos olfatórios, os hemisférios cerebrais e um diencéfalo; o mesencéfalo (parte intermediaria do encéfalo), composto pelos lobos ópticos, pedúnculos cerebrais e fibras nervosas que o conectam a parte anterior do cérebro; e o metencéfalo, que compreende o cerebelo e a medula obonglata. Os nervos periféricos fornecem inervação motora e sensorial.

O cérebro dos repteis é lisencefalo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com