TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OGIA CELULAR

Tese: OGIA CELULAR. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  Tese  •  666 Palavras (3 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 3

OGIA CELULAR

Também conhecida por Citologia, a Biologia Celular é a parte da biologia responsável pelo estudo das células. Esse ramo da biologia é importante, pois as células são utilizadas para diferenciar o que possui e o que não possui vida. Além disso, essa estrutura é importante e fundamental para qualquer ser humano.

microscópio.jpgAs células começaram a ser estudadas a partir da invenção do microscópio, em 1950. Uma empresa que fabricava lentes, a Zacharias Janssen, conseguiu criar esse objeto que permite que a visualização de pequenos organismos, ampliando a imagem diversas vezes. Como a célula é muito pequena, ela somente passou a ser estudada depois dessa invenção. A empresa colocou duas lentes em um tubo.

No século XVII, Robert Hooke, avaliou um pedaço de cortiça e neles, verificou cavidades minúsculas. Elas receberam o nome de células (derivada do latim cella que significa lugar fechado e pequeno cômodo). O que ele observou foi a parte que envolve a célula, a parede celular. Já em 1838, verificou-se que as células eram algo básico em todas as plantas e, no ano seguinte, também passou a ser a unidade básica dos animais. A partir dessas descobertas, surgiu a seguinte teoria celular: 'Todos os seres vivos são formados por células.'

Nos anos seguintes, foram sendo descobertas diversas estruturas em seu interior e as funções desempenhadas por eles. Em 1858, um médico alemão afirmou que as células também eram responsáveis pela hereditariedade e evolução.

Princípios da teoria celular moderna:

Todos os seres vivos possuem células; porém, alguns são formados por apenas uma célula;

As condições vitais dos seres vivos vão depender de suas propriedades celulares;

Elas surgem sempre a partir de uma já existente.

As células podem ser diferenciadas através de sua morfologia, porque cada uma delas é adaptada a sua função. Elas também podem ter sua forma influenciada por diversos fatores. As células vegetais têm um formato anguloso graças à parede de celulose que elas possuem e as células animais não têm uma parede celular e, por isso, são mais curvas.

Ao longo dos anos, o surgimento de diversas técnicas foi importante para que o conhecimento sobre as células crescesse. Além do microscópio, também passaram a ser utilizadas as técnicas de fixação, coloração, centrifugação fracionada, dentre outros.

célulaTipos de Células

As células são divididas em dois grupos: procarióticas e eucarióticas. O reino Monera pertence ao grupo das células procarióticas; enquanto isso, os reinos Protista, Fungi, Animalia e Plantae fazem parte do grupo das células eucarióticas. Todos os seres vivos têm células que podem ser unicelulares, quando são formados por apenas uma célula, ou pluricelulares, para os que são formados por várias células.

Procariontes

Esses organismos são unicelulares e fazem parte do grupo Monera, que pode ser exemplificado pelas bactérias. Esse tipo de célula tem o DNA que não é envolvido por uma membrana e ele fica mergulhado no citoplasma. Esse é formado por diversas substâncias dissolvidas em água e no citoplasma são encontrados os ribossomos que realizam a síntese de proteínas. Esse tipo de célula é envolvido pela membrana plasmática, que também é envolvida pela parede celular, formada por glicídios e aminoácidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com