TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS ANELÍDEOS

Por:   •  22/9/2018  •  Relatório de pesquisa  •  766 Palavras (4 Páginas)  •  983 Visualizações

Página 1 de 4

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO – IFMA

CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLOGICAS

Hildinara Mourão do Rêgo

RELATÓRIO AULA PRÁTICA: ANELÍDEOS

Caxias - MA

2018

Hildinara Mourão do Rêgo

RELATÓRIO AULA PRÁTICA: ANELÍDEOS

Relatório técnico apresentado como requisito para disciplina Morfologia e Fisiologia de Invertebrados Superiores, no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA.

Prof. Paulo Sérgio Moraes

Caxias - MA

2018

RESUMO

Este relatório é resultado de uma aula prática em que se tinha como objetivo dissecar um anelídeo, especificamente, minhoca, com intuito de observar as partes internas e externas do animal. Antes da dissecação foi realizada uma observação externa, em que foi possível observar as divisões corporais, segmentos e movimentos realizados durante seu deslocamento. Após a dissecação, foram analisados os principais órgãos internos, tais como: faringe, moela, entre outros. Este relatório apresenta as especificações de materiais, procedimentos e os resultados obtidos ao fim da prática, assim como a análise dos mesmos, feita com base na literatura.

Palavras-chave: Annelida. Oligochaeta. Minhoca. Dissecação.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO............................................................................................. 05

2. OBJETIVOS.................................................................................................. 05

3. PARTE EXPERIMENTAL......................................................................... 06

3.1 MATERIAIS UTILIZADOS.......................................................................... 06

3.2 PROCEDIMENTOS....................................................................................... 06

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO.................................................................. 07

5. CONCLUSÃO............................................................................................... 09

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................ 09

1. INTRODUÇÃO

O filo Annelida é muito interessante por diversos aspectos. Um deles é a inauguração da segmentação corporal, também denominada metamerização. Os anelídeos são animais com corpo segmentado, dividido em anéis característicos que dão nome ao filo. Outra característica importante dos anelídeos é a projeção corporal, que permite com que esses animais se locomovam e, de acordo com a quantidade de projeções, denominadas cerdas, classificam-se os anelídeos em três grupos: Polychaeta (“muitas cerdas”), Oligochaeta (“poucas cerdas”) e Hirudinea e são encontrados em ambientes terrestres, marinhos e de água doce (HICKMAN; ROBERTS; LARSON, 2004).

A classe Oligochaeta é composta por animais conhecidos comumente como minhocas. É formada por mais de 6.000 espécies, onde a grande maioria vive em ambientes terrestres ou de água doce. Possuem o corpo altamente homônomo, formado por prostômio, peristômio e pigídio, sendo que entre os dois últimos encontra-se o clitelo, formado por células secretoras que auxiliam na reprodução. Normalmente são escavadores, uns poucos são tubícolas e alguns parasitas. Apresentam circulação fechada, órgãos excretores, respiração cutânea ou branquial e podem se reproduzir por regeneração ou fecundação cruzada (BRUSCA; BRUSCA, 2007).

As minhocas são consideradas bioindicadores importantes, uma vez que são extremamente sensíveis, ainda mais no que diz respeito ao uso de produtos químicos como contaminantes e pesticidas. As minhocas também são de suma importância para a agricultura, uma vez que participam ativamente na produção de húmus, o que colabora para o aumento da produtividade do solo. Ademais, cavam inúmeras galerias subterrâneas que são responsáveis pela drenagem e aeração do solo (RÖMBKE; JÄNSCH; DIDDEN, 2005).

2. OBJETIVOS

• Observar o aspecto externo do corpo das minhocas;

• Perceber como ocorre o deslocamento;

• Observar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (60.9 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com