TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS BENEFÍCIOS DAS ÁRVORES

Pesquisas Acadêmicas: OS BENEFÍCIOS DAS ÁRVORES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  653 Palavras (3 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 3

OS BENEFÍCIOS DAS ÁRVORES

Árvore é sinônimo de vida", com sua sombra aconchegante, seus frutos e flores magníficos, ou com a sua importância fundamental para o progresso através do papel, as árvores estão presentes em nossas vidas desde as lembranças mais remotas de nossas infâncias.

Hoje, enxergamos por completo a importância das árvores na composição do meio ambiente e na manutenção da vida nesse planeta: protegendo o solo, nascentes de rios, lagoas e lagos; preservando a vida silvestre, das mais fechadas matas até o cerrado brasileiro; servido de berçário nos diversos quilômetros de mangue do litoral do país, etc.. Além disso, existe todo o aspecto funcional do bom uso das árvores, com a produção de móveis, utensílios domésticos, esculturas, embarcações e etc. Então, quando se ajuda na derrubada de uma árvore, não estamos desprezando somente a vida de um vegetal; estamos contribuindo com a diminuição da nossa qualidade de vida, que só não será afetada, se colocarmos outra árvore no lugar da que foi derrubada. O uso comercial da árvore é importante na produção de móveis, portas, pisos, papel, entre outras peças. Mas é importante compreendermos que o manejo desses recursos deve ser controlado, obedecendo leis que garantam a sustentabilidade do meio ambiente. A árvore pode ser útil para nós, mas também é para toda a cadeia de seres vivos do planeta. Para cada ser, a árvore desempenha um papel fundamental como moradia, geradora de alimento ou até mesmo, como reguladora da temperatura, ou seja, as árvores são importantes no: sequestro de CO2, as árvores durante o dia absorvem o CO2 e libera o O2, portanto auxiliam na limpeza do ar, combatendo a poluição; na ornamentação; na melhoria do clima urbano, com redução da temperatura e liberação de umidade para o ar; elas são responsáveis pelo maior equilíbrio ecológico, pois as árvores fornecem abrigo e alimentos para muitos seres vivos; ameniza a poluição sonora e previne contra inundações, pois retêm água das chuvas nas copas e auxilia sua infiltração no solo, reduzindo o fluxo superficial da água, com isso ela dá maior sustentação aos barrancos evitando desmoronamentos, pois suas raízes se entrelaçam sob o solo e favorecem a sustentação do mesmo. A cada um de nós cabe esta função. É como uma casa: todos que moram devem ajudar a preservá-la.

AS QUEIMADAS: CONSEQUÊNCIAS E COMO EVITÁ-LAS

Conhecido por ser o país com o maior número de florestas e sistemas fluviais em um território rico em recursos naturais, o Brasil é considerado por muitos cientistas como a nação do futuro. Mas nem todas as estatísticas são satisfatórias, as queimadas, por exemplo, são ameaças frequentes para a sua população, a fauna e a flora.

As queimadas no Brasil são provocadas, principalmente, pelo setor agrícola, na limpeza de terreno, cultivo de plantações ou formação de pastos. As cinzas deixadas pelas queimadas deixam o solo mais produtivo, porém esta situação não é permanente, após a incidência do fogo o solo volta ao estado normal e fica mais suscetível a erosões e pragas, por isso, as queimadas não possuem nenhum benefício para natureza.

Embora a ação do homem seja a causa principal das queimadas, elas também acontecem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com