TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cio do Porto

Por:   •  24/7/2017  •  Resenha  •  264 Palavras (2 Páginas)  •  548 Visualizações

Página 1 de 2

Cio do potro: viável ou inviável?

Cio do potro é o nome dado para o cio que ocorre após o parto num período de 6 a 13 dias. Fisiologicamente sua função diz respeito à limpeza/regeneração do útero, permitindo que ele volte ao normal e assim o organismo se prepare para uma próxima gestação.

Esse processo de regeneração, chamado de puerpério ou período pós-parto, é necessário para que uma nova gestação possa ocorrer, já que a capacidade reprodutiva da égua será retomada. Ou seja, ocorrerá involução uterina e restabelecimento do ciclo estral, essenciais para promoção de uma gestação de sucesso.

Entretanto é muito comum criadores permitirem a concepção da égua com o garanhão enquanto a mesma ainda encontra-se no cio do potro. Tal prática pode acarretar problemas devido a diversos fatores, tornando-a inviável. Isso pode ser ratificado levando em consideração a descarga uterina (lóquio) que existe no puerpério, onde líquidos fetais, tecido materno, sangue, muco e restos de membrana serão eliminados através de contrações miometriais influenciadas pela secreção de prostaglandina. Logo depreende-se que micro-organismos patogênicos e não patogênicos estarão presentes na região uterina, anulando as condições estéreis uterinas existentes durante a prenhez, podendo gerar fetos não viáveis ou mesmo abortos, reitificando que concepção durante o cio do potro é uma prática inviável.

Em contra partida a concepção nesse período pode se tornar viável, desde que sejam feitos exames citológicos no útero da égua comprovando uma boa involução uterina, a expulsão da placenta, a ausência de infecção e o mínimo de laceração vaginal possível. Portanto é considerada uma prática viável desde que as condições fisiológicas reprodutivas da égua sejam constatadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (50.4 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com