TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS BOVINOS

Por:   •  30/10/2017  •  Relatório de pesquisa  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 2

Relatório de Aula Prática

INTRODUÇÃO

O principal objetivo desta aula pratica foi aprendermos a fazer contenção de bovinos e equinos e a realizar exame clínico. O exame clínico é dividido em duas etapas: a anamnese e o exame físico. A partir delas, é possível obter informações sobre o estado geral de saúde do paciente, podendo ser identificadas doenças a partir de sinais e sintomas.

BOVINOS

Fizemos a contenção de duas vacas, primeiramente usando o cabresto e logo em seguida usando a formiga (com a mão), logo após foi feita a derruba do animal usando o método italiano. Depois de contido, o bovino ficou com a cabeça direcionada para o flanco e com uma peia para segurar os membros pélvicos, no momento da derruba ela ficou em decúbito lateral direito.

EQUINOS

O cavalo não precisou ser contido, já estava com o cabresto e deixou que fizéssemos o exame clínico normalmente.

EXAME FÍSICO

Inspeção – Notamos que o cavalo claudicava e na região metacarpiana dos membros torácicos havia um inchaço, sinais de uma possível tendinite.

 Usamos a fita de peso e constatamos que o animal tinha aproximadamente 400kg e de acordo com o dono da propriedade teria 13 anos.

Exame de Mucosa Ocular – Cor normocorada

Exame de TPC (Tempo De Preenchimento Capilar) – Pressionamos o dedo na mucosa oral e a cor normal voltou em menos de 3 segundos, sinal de que sua condição cardiorrespiratória estava boa.

Exame de frequência cardíaca – Utilizamos o estetoscópio para fazer a auscultação e medimos 40 bpm.

Exame de frequência respiratória – 12 rpm, frequência regular e homogênea e rítmica.

Técnica Da Prega Cutânea – Para aferir o grau de hidratação do animal fizemos o teste, beliscamos a pele do animal e como voltou ao normal em menos de 2 segundos, constatamos que estava bem hidratado.

Percussão – Como não tínhamos o plexímetro, usamos os dedos para verificar alterações sonoras nos seios paranasais, verificamos que  o som foi claro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (57.4 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com