TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS TEMAS DA BIOLOGIA E A PESQUISA CIENTÍFICA

Por:   •  11/4/2017  •  Exam  •  3.215 Palavras (13 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 13

RESUMO DE BIOLOGIA

CAPÍTULO 1 – OS TEMAS DA BIOLOGIA E A PESQUISA CIENTÍFICA

Existem diversas formas de enxergar a natureza, a ciência é uma dessas formas, que usa do método científico para fazer conclusões e observações quanto o mundo.

A evolução é o paradigma (ideia principal) da biologia. “Nada na biologia faz sentido a não ser sob a luz da evolução”. A evolução darwinista ou Seleção Natural se baseia na ideia de que seres mais bem adaptados a determinado ambiente têm mais chance de sobreviverem e reproduzirem, assim, deixam mais proles, e suas características sobrevivem ao longo das gerações, o que não acontece com os organismos pouco adaptados, que deixam menos proles. Ou seja, o meio seleciona os indivíduos mais aptos.

A biologia surgiu, pois, era impossível explicar com a física fenômenos biológicos, como é o caso da própria vida, que explicada sob ótica física deu origem à Teoria da Força Vital, que como sabemos hoje, está muito equivocada.

A biologia é organizada em diversos níveis de organização:

Átomos           compõe        moléculas                       estruturas celulares\ organelas                  [pic 1][pic 2][pic 3]

   células              tecidos e órgãos                        sistemas                     organismos    [pic 4][pic 5][pic 6][pic 7]

 populações                           comunidades                     ecossistema             biosfera[pic 8][pic 9][pic 10]

Cada um desses grupos é, de determinada forma, independente, pois tem suas próprias características. Contudo, também há uma grande dependência entre eles, afinal, as propriedades de um nível são determinadas pela interação das unidades do nível anterior, essas são as propriedades emergentes. Um exemplo de propriedade emergente é a capacidade das células de sofrerem divisão celular, que se dá porque a células é formada por organelas como o núcleo, ribossomos e centríolos, que, trabalhando juntos, conseguem sintetizar o DNA e dividir a célula, um outro exemplo é o sistema cardiovascular, que só consegue fazer o sangue chegar a todos os locais do corpo pelo trabalho mútuo do coração e vasos sanguíneos.

É por isso que o reducionismo é um método muito limitado para o estudo da biologia, ele se baseia em fragmentar um nível em diversas partes e estudá-las separadamente, o que nem sempre gera resultados completos, pois grande parte das características de um nível se dá pela interação existente entre as partes, interação esta que é esquecida quando se usa o reducionismo.

Reconhecemos a vida pelo que os seres vivos fazem:

  • Ordem
  • Crescimento e desenvolvimento
  • Adaptação evolutiva
  • Regulação do organismo através de reações químicas
  • Reprodução
  • Resposta ao ambiente
  • Processamento de energia: capacidade de transformar substancias em energia para manter o organismo funcionando
  • Parte dos biólogos também considera que é necessário ter células para ser um ser vivo (biólogos que não consideram vírus como seres vivos justificam pelo fato de que eles não têm autonomia orgânica, sem um hospedeiro não conseguem realizar nada listado a cima).

Unidades bioquímicas:

MONOMÉRICAS : como aminoácidos, ácidos graxos                    

MACROMOLÉCULAS: carboidratos, proteínas, lipídios e ácidos nucleicos

SUPRAMOLÉCULAS : paredes celulares, cromossomos...      

É impossível ver as unidades monoméricas no microscópio pois elas têm uma espessura tão pequena que a luz não consegue criar reflexo dela, assim, para entendermos como funcionam, os cientistas criam MODELOS, que são tentativas cientificas de explicar fenômenos ou estruturas através de informações que temos.

As células são as menores unidades biológicas capazes de realizar todos os processos que descrevem a vida (crescimento, reprodução, adaptação, produção energética, etc), existem 2 tipos de células:

PROCARIONTES: são células que não possuem uma diversidade de organelas, apresentando apenas o ribossomo, além disso o material genético (que está presente em todas as células) não é envolto por um núcleo. As células procariontes formam seres monocelulares como as bactérias e seres do reino Archaea. É 100 a 1000 vezes menor que uma célula eucarionte.

EUCARIONTES: possuem grande diversidade de organelas, material genético envolto por um núcleo e está presente em plantas, animais, fungos, etc, sendo muito mais completa e complexa que as células procariontes.

O material genético está presente em todas as células, e é o responsável pelas características hereditárias, é importante destacar que material genético é um conceito abstrato, não existe material genético, mas sim cromossomos, genes e DNA. Uma metáfora que podemos fazer para compreender o material genético é pensar em uma biblioteca, os cromossomos são as prateleiras e os genes são os livros, alguns são lidos pelas células e outros não (expressão gênica).

Estrutura e função estão correlacionados, ou seja, o formato de algo tem grande dependência com o que esse algo realiza. Um exemplo são as hemácias, que são côncavas para poderem carregar gases.

Retroalimentação: é um processo de regulação de determinado fenômeno, como a síntese de determinada substância ou a digestão, através do produto final desse fenômeno. Retroalimentação negativa é quando o produto final desacelera o processo, um exemplo é a fome, que é regulada pela quantidade de alimento que ingerimos, se comemos muito a fome diminui. Já a retroalimentação positiva é quando o produto final acelera o fenômeno, um exemplo são as plaquetas, quanto mais plaquetas ficam presas em um local, mais são produzidas e vão para esse local, com o objetivo de formar um coágulo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (284.2 Kb)   docx (113.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com