TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Objectivamente-osmose nas folhas dos eloides

Relatório de pesquisa: Objectivamente-osmose nas folhas dos eloides. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  Relatório de pesquisa  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  497 Visualizações

Página 1 de 2

introdução

neste relatorio irei tratar de ciclose: O citosol encontra-se em contínuo movimento, impulsionado pela contração rítmica de certos fios de proteínas presentes no citoplasma, em um processo semelhante ao que faz nossos músculos se movimentarem. Os fluxos de citosol constituem o que os biólogos denominam ciclose. Em algumas células, a ciclose é tão intensa que há verdadeiras correntes circulatórias internas. Sua velocidade aumenta com elevação da temperatura e diminui em temperaturas baixas, assim como na falta de oxigênio.

e de osmose:A água se movimenta livremente através da membrana, sempre do local de menor concentração de soluto para o de maior concentração. A pressão com a qual a água é forçada a atravessar a membrana é conhecida por pressão osmótica.

Objetivo- Osmose na folha da elodea.

O proposito da pesquisa em laboratório seria verificar o processo de transporte passivo pela osmose, que é do meio menos concentrado (hipotônico), para o meio mais concentrado(hipertônico).

Materiais

Lâmina de vidro;

Lamínula de vidro;

Pinça metálica de ponta fina;

1 ramo de elodea (Egeria densa)

Papel absorvente, papel toalha ou papel filtro;

Pipetas Pasteur ou conta gotas;

Frasco com água destilada;

Solução de cloreto de sódio a 5% (5 g de sal de cozinha dissolvido em 100 mL de água).

Procedimentos

- pinguei agua destilada na laminâ de vidro

- Retirei, com o auxílio de uma pinça, uma folha jovem de elodea, coloquei sobre a gota de água na lâmina e cubri a folha com a lamínula.

-Observei as células ao microscópio (aumentos de 100x a 400x são os mais indicados) e desenhei o que observei. Indiquei o aumento utilizado no desenho e fiz legendas com os nomes das estruturas observadas.

-Encostei a ponta da pipeta Pasteur (ou conta-gotas), contendo a solução de cloreto de sódio, na borda da lamínula sem tirar a lâmina do microscópio. A água entrará por capilaridade.

-Gotejei lentamente a solução salina para que penetrou entre a lamínula e a lâmina.Para retirar o exesso

Observações

observei que apos eu ter adicionado a agua destilada a visao ficou mais clara e foi possivel observar que os cloroplastos movimenta-se por todo citoplasma.consequentemente, a redução de seu volume.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com