TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Observação

Artigo: Observação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2015  •  229 Palavras (1 Páginas)  •  411 Visualizações

ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO ESCOLAR

ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO ESCOLAR

Alguns itens que seguem podem ser observados no Projeto Político –Pedagógico e no funcionamento da escola/turma .

Se você precisa observar uma determinada escola ou turma ,segue aí alguns pontos a ser seguidos.

1 Caracterização da instituição em relação á Educação básica:estruturação e condições de espaço físico,área externa,localização,área coberta,qualidade e quantidade de construção e dependência,acervo bibliográfico(como é utilizado),material pedagógico. .

2 Caracterização do corpo técnico administrativo,formação e quantidade de profissionais que atuam na gestão escolar:direto,supervisor,orientador,secretários.

3 Caracterização do(a)professor(a) da turma:formação,experiência profissional,relacionamento com os alunos,autores que norteiam sua prática,uso de recursos.

4 Caracterização do planejamento realizado,diariamente,semanalmente,anualmente.

O planejamento é estruturado em nível de unidade,municipal/secretaria de educação ou do(a)professor(a).O referencial adotado.Qual a importância e o trato dado ao planejamento?Quais são as alternativas que o professor busca para resolver as questões dos limites em relação ao espaço físico,falta de material pedagógico e número excessivo de alunos?

5 Caracterização da turma:números de alunos,faixa etária,saúde,lazer, condições de moradia,constituição familiar,nível socioeconômico,número de irmãos,quantos componentes da família trabalham,nível de escolaridade da família.Obs:fazer uma média desses dados ( se preferir use gráficos).

6 Como está organizado e estruturado o espaço físico dos alunos na sala de aula:qual o material didático-pedagógico existente para os alunos,TV,retroprojetor,tamanho da sala.

7 Rotina:descrever todos os momentos das aulas observadas.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com