TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A dimensão topoceptiva observa as características físicas do espaço e como elas influem na orientação das pessoas

Por:   •  15/3/2017  •  Resenha  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  3.044 Visualizações

Página 1 de 2

A dimensão topoceptiva observa as características físicas do espaço e como elas influem na orientação das pessoas.  Conseguir se situar no espaço da segurança emocional, mas para alcançar essa orientação é preciso o uso de uma linguagem universal que permita que as pessoas se localizem. As noções topoceptivas básicas são a localização no espaço e identificação dos lugares.

O processo topoceptivo se organiza em três níveis, percepção, imaginação e analise.  A percepção integra os sentidos principalmente a visão e a inteligência e caracteriza os lugares por movimento, seleção e transformação de informações morfológicas. A imagem mental é a representação e interpretação de memórias adquiridas através da percepção, como a imagem mental é composta de memorias de experiências anteriores essa tem um desempenho melhor que a percepção. E por ultimo a analise de informações secundarias que observa representações projetuais do espaço e as analisa como conjunto.

A dimensão copresencial se preocupa mais com o espaço publico aberto e com as interfaces, buscando explicar porque alguns desses espaços são mais convidativos que outros. A forma como esses espaços se configuram formam uma espécie de linguagem e como toda linguagem possui uma sintaxe.

A análise sintática estuda quais as características relevantes ao fenômeno da copresença, o espaço arquitetônico é tratado como um sistema de barreiras e permeabilidades. Procura mostrar que toda forma de ordenar ou estruturar os artefatos construídos é uma forma particular através da qual manifestam-se relações entre pessoas, seja no sentido de uní-las, seja no sentido de separá-las. Um exemplo de separação são os prédios do plano piloto de Brasilia, pessoas que trabalham no mesmo andar mal se conhecem. Mas as estratégias de separação não precisam ser necessariamente paredes, grades ou cercas. A simples distância ou “áreas verdes” servem como obstruções.

As características principais que tornam um ambiente convidativo ou não são a dimensão dos espaços, convexidade, constutividade, axialidade, relativa assimetria, conectividades e intelegibilidade. Todas elas contribuem, para a acessibilidade aos espaços e a permanência nos mesmos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (34.8 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com