TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Boa fotografia captura sentimentos e, também, provoca sentimentos em quem a observa

Por:   •  14/9/2017  •  Artigo  •  1.650 Palavras (7 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução à Fotografia Digital

Fundação Bradesco

Módulo 1 – Apresentação

“Uma boa fotografia captura sentimentos e, também, provoca sentimentos em quem a observa.”

Significado da palavra fotografia: escrever com luz.

A qualidade da luz, iluminando o objeto, tem o potencial de transformar uma foto comum em algo excepcional. Veja abaixo, o exemplo de uma foto com pouca luz e outra, com a quantidade ideal:

[pic 1]

Tipos de câmeras:

Câmeras básicas:

[pic 2]

Câmeras destinadas aos consumidores em geral. Foram desenvolvidas principalmente, para usuários que não se preocupam muito com ajustes aprofundados, pois querem apenas apontar e disparar. Nelas, qualquer pessoa pode operar uma câmera compacta sem dificuldades, pois seus ajustes são automáticos, bastando apertar o botão.

São pequenas e fáceis de transportar, além de serem as mais baratas do mercado.

Por serem automáticas, acabam oferecendo poucos recursos de ajustes. No geral, apresentam poucas opções predefinidas, por exemplo: “Praia”, “Pôr-do-sol”, “Esportes”, “Noturno” etc. Algumas câmeras ainda permitem o ajuste de tipo de iluminação (balance de branco) e ISO. Esse tipo de câmera só permite gravar os arquivos das imagens no formato JPG.


Câmeras avançadas:

Esse tipo de câmera é o intermediário entre uma câmera compacta e uma DSLR (Digital Single Lens Reflex). [pic 3]

São mais caras que as câmeras compactas e não permitem a troca de lentes. Permitem a regulagem do diafragma e do obturador. Esse tipo de câmera permite que as fotos sejam armazenadas em arquivos no formato RAW1, além do JPG.

Câmeras profissionais (DSLR):

São as mais completas do mercado e apresentam todos os recursos que uma câmera fotográfica pode ter. A maior vantagem desse tipo de câmera é permitir a troca de lentes. Assim, o fotógrafo pode usar uma lente específica para cada situação. No entanto, a grande maioria das lentes possui preço elevado.[pic 4]

Elas podem ser usadas no modo automático, tornando-se, assim, tão simples de ser manuseada quanto uma câmera compacta. Quando colocadas no modo manual, permitem que o fotógrafo ajuste os parâmetros de acordo com suas preferências.

As DSLR apresentam uma opção maior de ajustes predefinidos e um ajuste de ISO mais amplo e refinado, o que permite obter fotos de qualidade maior mesmo em ambientes escuros. Todas as câmeras profissionais gravam arquivos tanto no formato JPG quanto RAW.

Vantagens e Desvantagens da Fotografia Digital:

+         Não há custos com a compra de filmes e revelações desnecessárias;

+        Permite a visualização imediata das fotos capturadas através do sistema digital;

+         As fotos que não ficaram boas – ou que não foram selecionadas – podem ser apagadas e, consequentemente, obtém-se espaço livre na memória interna da câmera ou no cartão de memória;

+         Permite a manipulação das fotos (ajustes de tamanho, nitidez, temperatura, cor etc.) em softwares de edição de imagens.

-        O custo de todo o processo digital é mais alto, levando-se em consideração o valor da compra de uma câmera digital de qualidade;

-        A resolução obtida em filme ainda é maior para algumas ampliações, com custo menor;

-        Os sistemas de alta resolução da câmera digital, que captam imagens por meio de três disparos consecutivos não são indicados para fotos em movimento;

-        As câmeras com sensores CCD são afetadas pelo calor.


Marcos Históricos:

1826: O físico francês Joseph Nicéphore Niépce produziu a primeira fotografia reconhecida e noticiada. A imagem fotográfica foi feita numa placa de estanho coberta com um derivado de petróleo fotossensível, que ficou cerca de oito horas em exposição solar. Niépce chamou o processo de “heliografia”, gravura com a luz do Sol.

1829: O francês Daguerre, que também estava avançando nesta área, produziu com uma câmera escura efeitos visuais em um espetáculo denominado “Diorama”. Nesse ano, Niépce e Daguerre uniram-se para avanços nas pesquisas, mas infelizmente, Niépce morreu quatro anos depois.

1835: Daguerre desenvolveu um processo de revelação de foto usando prata numa placa de cobre. Ele denominou esse processo como Daguerreótipo.

1839: Em 19 de agosto desse ano, Daguerre apresentou oficialmente ao mundo o resultado de suas pesquisas: a primeira máquina fotográfica – o Daguerreótipo. Assim, 19 de agosto se tornou o Dia da Fotografia.

1888: Um novo tipo de câmera foi fabricada em 1888 por George Eastman (fundador da Kodak). A Kodak, nessa época, popularizou-se criando um mercado novo e transformador, que abriu as portas com um discurso de marketing dizendo que todos podiam tirar foto, sem precisar ser um profissional para isso.


Módulo 2 – Luz, Câmera, Assunto e Ação

Luz, o Princípio Fundamental:

A luz é a matéria-prima da fotografia. O processo de fotografar é baseado na captura de luz para um suporte (seja analógico ou digital) e é essa luz que constitui as imagens. Por esse motivo, é muito importante conhecê-la, aproveitar suas características e recursos.

Propriedades físicas da luz

A luz é uma forma de energia radiante visível, a qual os olhos são sensíveis. Ela viaja em linha reta, a velocidade constante, podendo ser refletida, absorvida e transmitida.        

Quando a luz é refletida em um objeto, ela se propaga em todas as direções. Na câmera, um orifício (obturador) deixa passar para seu interior alguns desses raios que se projetarão na parede branca. Como cada ponto iluminado desse objeto reflete os raios de luz, em maior ou menos intensidade, temos uma projeção dessa imagem, que é registrada pela câmera.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (390.4 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com