TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oganizaçõa E Metodologia Do Ensino Fundamental

Artigos Científicos: Oganizaçõa E Metodologia Do Ensino Fundamental. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  891 Palavras (4 Páginas)  •  1.434 Visualizações

Página 1 de 4

A sociologia é uma ciência que tem como proposta pensar sobre o homem e a sua interação, produzir conhecimento para pensar o processo social e como funciona esse processo social.

Na literatura, muitos autores discutem o papel que a Sociologia da Educação para um compreensão crítica da realidade social, política, econômica e cultural na qual a escola e a educação estão inseridas e contribui para uma formação de educadores com uma visão crítica que possa formar indivíduos para compreenderem e transformarem realidade onde vivem.

A educação é o elemento da vida social responsável pela organização da experiência dos indivíduos na vida cotidiana, pelo desenvolvimento de sua personalidade e pela garantia de sobrevivência e do funcionamento das próprias coletividades humanas [...] (RODRIGUES, 2000, p.9).

A sociologia é um instrumento importante no processo educacional, como reveladora de práticas sociais que auxiliam a compreender Pedagogia e o fazer do educador. A sociologia da educação é uma ciência produtora de conhecimentos específicos que levam a discussão da democratização e do papel do ensino, promovendo uma reflexão sobre a sociedade e seus problemas relacionados à educação. Seu papel é investigar a escola enquanto instituição social, analisando os processos sociais envolvidos, todas as mudanças ocorridas em nossa sociedade, trouxeram mudanças para a educação.

O estudo dos acontecimentos sociais é muito antigo. Pode-se dizer que, desde o aparecimento dos primeiros agrupamentos humanos, houve a preocupação de organizar-se da melhor forma para a sobrevivência do homem. Somente no século XIX que a Sociologia passou a existir como ciência independente. As transformações pelas quais passou a sociedade europeia nos séculos XVIII e XIX contribuíram de maneira acentuada para o aparecimento da Sociologia. A revolução industrial e a revolução francesa provocaram transformações radicais na sociedade da época. Os estudiosos começaram a estudar essas transformações e suas consequências para a vida humana: era início da Sociologia como ciência.

O primeiro a registrar o termo “Sociologia” foi o filósofo francês Augusto Comte (1798-1857), em sua obra “Filosofia positiva”, publicada em 1838. Para ele, a Sociologia deveria realizar seus estudos com base na observação e na classificação sistemática e não baseada na autoridade e na especulação, como acontecia com a ciência antiga. O sociólogo francês Emile Durkheim (1858-1917) contribuiu para que a Sociologia. Durkheim analisou a educação como fato social cujas teorias encontram-se no livro “Sociologia e Educação”; daí dizermos que foi o primeiro sistematizador da Sociologia da Educação. Para a Sociologia, não há técnica pedagógica neutra: todas são construídas e utilizadas em meio a valores e normas.

Florestan Fernandes, ao mencionar o termo técnicas aplicadas à educação queria abranger não só os recursos ou meios utilizados para transmitir conteúdos, mas também a pedagogia, compreendida também em todos os aspectos filosóficos e sociológicos. É neste sentido que as técnicas utilizadas em educação estão presentes nas práticas educacionais que seguem as normas e os valores sociais. As normas são as leis e regulamentos escritos e as regras estabelecidas nos grupos sociais. Os valores correspondem aos critérios de julgamento de si e dos outros; as concordâncias e discordâncias; as aprovações e reprovações que nunca são individuais e, sim, aceitas e compartilhadas na vida social.

A educação do ponto de vista da Sociologia, compreende que, se a Pedagogia é o fundamento das práticas educacionais as crenças, os valores e as normas sociais são os fundamentos da pedagogia. (RODRIGUES, 2000, p. 10). A escola não está isolada em relação à comunidade, à sociedade em que está inserida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com