TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Olericultura

Artigos Científicos: Olericultura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  1.298 Palavras (6 Páginas)  •  1.578 Visualizações

Página 1 de 6

CETEC SÃO LUCAS – CENTRAL DE CURSOS TÉCNICOS

OLERICULTURA

Rondonópolis, MT

Fevereiro 2015

RODRIGO GALVÃO DE SOUSA

OLERICULTURA

Trabalho apresentado a CETEC São Lucas – Central de cursos técnicos, como parte das exigências do curso de Técnico em Agricultura, para obtenção de nota na disciplina de Olericultura.

Docente: Angela Maria Kern Beck

Rondonópolis, MT

Fevereiro 2015

Sumário

INTRODUÇÃO 4

DESENVOLVIMENTO 5

Clima 7

Luminosidade 7

Solo 8

Irrigação 8

Plantio 8

TRATOS CULTURAIS 9

COLHEITA 10

CONCLUSÃO 11

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 12

INTRODUÇÃO

O almeirão pertence ao gênero cichorium, e também conhecida como chicória amarga é a planta herbácea perene nativa da Europa muito parecida e muito cultivada em vários países membro da família asteraceae do qual fazem parte também ás alface e as serralhas, o almeirão é uma hortaliça muito nutritiva.

As folhas de almeirão são excelentes fontes de vitamina A, C e do complexo B além de conterem boas doses de fósforo ferro e até mesmo cálcio seu sabor amargo característica é principalmente ás substancia denominadas, conhecida por ser benéfica a saúde, pois possuem propriedades analgésicas.

DESENVOLVIMENTO

Classificação cientifica: almeirão cichorium Intybus

 Reino: Plantae

 Divisão: Magnoliophyta

 Classe: Magnoliopsida

 Ordem: Asterales

 Família: Asteraceae

 Gênero: Cichorium

Originário da Europa Mediterrânea, o almeirão é uma hortaliça do tipo folha, caracterizada pelo seu sabor amargo. A hortaliça é pertencente à família Asteraceae, a mesma da alface, chicória, dente-de-leão e serralha. Por esse motivo, o almeirão é muito parecido com a chicória, diferenciando-se apenas por possuir folhas mais alongadas, estreitas e recobertas por pelos.

O almeirão possui um baixo teor calórico, da mesma forma que todos os folhosos. Além disso, possui cálcio, fósforo, ferro, vitamina A, do complexo B (B2 e Niacina) e vitamina C em menor quantidade.

Chicória, almeirão, escarola, endívia e Radicchio são nomes dados a cultivares de duas espécies do gênero Cichorium, a saber Cichorium intybus e Cichorium endivia. Em princípio, o nome endívia é dado a todos os cultivares da espécieCichorium endivia, escarola são os cultivares de endívias que têm folhas lisas, almeirão é uma variedade de sabor amargo da espécie Cichorium intybus, radicchio são cultivares da espécie Cichorium intybus que formam uma cabeça compacta e têm folhas de cor avermelhada, e chicória é um nome comum dado para qualquer uma das duas espécies. Entretanto, há confusão com os nomes dados aos cultivares destas plantas, de forma que nem sempre os nomes seguem o que foi dito aqui. Por exemplo, alguns cultivares de Cichorium intybus também são chamados de endívias (endívias francesas ou endívias belgas).

O almeirão é uma planta herbácea de seiva leitosa, cultivada como hortaliça e que também é comumente chamada de chicória. É uma espécie que sofreu intenso melhoramento genético, disponibilizando atualmente plantas com folhas abertas, de cabeça (folhas justapostas e fechadas) e plantas de raiz mais engrossadas. As principais variedades são “Catalonha”, “Pão-de-açúcar”, “Radiche (Folha larga)”, “Palla Rossa”, “Madnesburgo (de raiz)” e “Spadona”.

Apresenta folhas alongadas, largas ou estreitas, mais ou menos pubescentes, de coloração verde ou arroxeada de acordo com a variedade. Sua raiz é tuberosa, pivotante e armazena grandes quantidades do carboidrato inulina, de importantes aplicações na indústria farmacêutica e de alimentos dietéticos. As inflorescências em capítulo, azuis ou arroxeadas, surgem de uma longa haste ramificada, com folhas reduzidas.

Com as folhas do almeirão podem ser preparadas ricas saladas cruas, e saborosos refogados, acompanhando legumes, cereais ou carnes. Seu sabor é amargo e seu valor nutricional é superior à alface, sendo mais rico em vitaminas, minerais e fibras. A raiz presta-se para a extração industrial de inulina; e para a produção de um substituto do café, após sofrerem secagem, torrefação e moagem. As flores do almeirão também são comestíveis e podem adornar saladas com efeito surpreendente. É plantado para fins ornamentais, principalmente na Europa, devido às belas flores, que acrescentam um efeito campestre em maciços ou em conjuntos com outras flores.

Deve ser cultivado sob sol pleno, em solo fértil, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Tolera o frio e o calor. O solo deve estar bem preparado na ocasião do plantio. Os canteiros devem ser calados, adubados e elevados cerca de 20 cm nas variedades “de folha” e 22 cm nas variedades “de raiz”.

Não necessita a preparação de mudas em bandejas. Multiplica-se por sementes diretamente no local definitivo. O desbaste deve ser realizado quando as plantas atingirem 10 cm, deixando uma planta a cada 15 cm. A colheita inicia-se em 80 dias no verão e 100 dias no inverno. Apesar de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com