TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DIRIGIDO II OLERICULTURA ll FELIPE

Por:   •  20/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.987 Palavras (8 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 8

ESTUDO DIRIGIDO II – OLERICULTURA II

Disciplina: Olericultura II

Curso: Agronomia

Período: 7°

Aluno: Felipe Henrique Silva Batista            Matrícula: 15-92620

1) Comente sobre as principais dificuldades no manejo de plantas daninhas na cultura da abóbora e melancia e indique estratégias de controle que podem ser utilizadas nessas lavouras para contornar o problema. Considerando o controle químico, cite quais são os herbicidas registrados para essas culturas.

         Um dos principais desafios do cultivo da abóbora é o manejo de ervas daninhas. Ervas daninhas podem competir e limitar recursos como água, nutrientes e luz, como resultado, são causados ​​danos diretos, como redução da produtividade e indiretos, como pragas. O sucesso do manejo de ervas daninhas no cultivo da abóbora depende do posicionamento e da eficiência do método de controle, que irá variar com as diferentes condições de plantio de cada região. Na maioria das áreas de cultivo de abóbora no Brasil, o controle de ervas daninhas é quase inteiramente realizado por capina manual, o que torna a produção difícil e cara. Cucurbitáceas são geralmente muito sensíveis a diversos herbicidas e devido à dificuldade de controle químico de plantas daninhas na cultura da abóbora, a realização de testes seletivos de herbicidas para controle de plantas daninhas nas lavouras é essencial para estabelecer um programa com vantagens econômicas e técnicas de controle efetivo.(1)
        No caso da cultura de melancia, o controle de ervas daninhas está sendo executado normalmente com a cobertura do solo utilizando um filme de polietileno, devido ao fornecimento limitado de herbicidas registrados para as lavouras e também ao controle mecânico complicado, devido ao hábito de crescimento rasteiro das plantas.  Além de controle efetivo em ervas daninhas, o filme de polietileno melhora a eficiência hídrica das lavouras porque atua como uma barreira física ao reduzir a evaporação da água na superfície do solo, porém, este é um método caro. Outra técnica utilizada para reduzir a interferência das ervas daninhas é o sistema de plantio direto de palha.
(2)
        O uso de controle químico não é recomendado, pois não há herbicida registrado para esta cultura.
(1,3)

2) As culturas do brócoli e da couve-flor apresentam vida de prateleira muita curta. Quais técnicas são utilizadas para aumentar a conservação pós-colheita dessas hortaliças?

O brócoli é extremamente perecível e tem uma vida útil de apenas alguns dias. Os brócolis se deterioram rapidamente após a colheita. Para evitar perdas, baixa temperatura (0-4 °C) e alta umidade relativa (98-100%) são necessárias para manter a qualidade. O armazenamento em atmosfera modificada é um método geralmente recomendado para manter a qualidade dos brócolis. No entanto, durante o armazenamento refrigerado, a ação de agentes microbianos pode encurtar a vida útil dos vegetais. É comum o uso de desinfetantes para prevenir a proliferação de microrganismos onde o mais utilizado é o hipoclorito de sódio por ser barato e fácil de obter, mas seu uso tem sido reduzido devido ao potencial perigo de produção de carcinógenos. Uma boa alternativa ao uso de hipoclorito de sódio ou hipoclorito de cálcio em frutas e vegetais é usar ozônio. O ozônio destrói os microrganismos pela oxidação de partes vitais para a vida dos mesmos.(4)
        No caso da couve-flor, por ser muito sensível ao manuseio, recomenda-se colher com cuidado para não danificar a inflorescência. Este tipo de dano por desgaste é comum e pode fazer com que fungos e bactérias escureçam e apodreçam rapidamente o vegetal. Em condições ideais, a couve-flor deve ser resfriada imediatamente após a colheita, e mantida a temperatura próxima a 0 ºC sob alta umidade relativa (95-98%). Aumentar a umidade relativa para 98-100% pode estender ainda mais a durabilidade, mas a água livre presente na inflorescência é prejudicial porque conduz ao crescimento de patógenos. As altas temperaturas associadas à baixa umidade relativa reduzem a durabilidade, portanto, sem refrigeração, o repolho deve ser levado para um local fresco imediatamente após a colheita e protegido de ventos fortes. A perda de massa deve ser mantida abaixo de 5% para evitar murchamento, rugas e outros sintomas de envelhecimento.
(5)

3) Como os principais fatores agroclimáticos influenciam o crescimento do repolho?

         O repolho tem altos requisitos de água. Para atingir um teor de umidade satisfatório da cultura, recomenda-se irrigar de 3 a 4 mm (3 a 4 litros / m²) por dia nos primeiros 20 dias após o transplantio. Após este período, a irrigação deve ser aumentada para 5 mm de água. A falta de água durante a formação da cabeça leva a uma menor da formação da mesma e sem valor comercial. Se o suprimento de umidade do solo flutuar muito, podem aparecer rachaduras. O sistema de irrigação mais comumente usado no plantio de repolho é por aspersão, porém, outros sistemas como sulcos e gotejamento também podem ser usados.
        Nos estágios iniciais de desenvolvimento, o repolho é muito sensível à competição com ervas daninhas, mas duas capinas manuais com enxada são suficientes para controlá-la. Em áreas onde as ervas daninhas estão fortemente infestadas, herbicidas podem ser usados, sendo recomendado usá-los antes e depois da emergência.
        Em caso de deficiência nutricional recomenda-se a fertilização complementar. Em relação à rotação de culturas, essa prática inclui o plantio de diferentes safras na mesma área visando promover melhor aproveitamento da fertilidade do solo ou reduzir a incidência de pragas e doenças que restringem a produção. Em áreas onde o repolho é cultivado, usa-se solanáceas ou leguminosas na rotação de culturas.
(6)

4) Faça a recomendação de adubação com N, P e K para o cultivo de 1,5 ha de couve-flor, em um solo com médio teor de P e baixo teor de K.  Deixe os cálculos (2,0 pontos)


Adubos disponíveis na propriedade: 

  • Sulf. de amônio (20% de N)
  • Superfosf. Simples (18% de P2O5)
  • Cloreto de K (60% de K2O)

Seguem abaixo tabelas de recomendação de adubação para atender as exigências nutricionais da couve-flor de acordo com Recomendações para o Uso de Corretivos e Fertilizantes em Minas Gerais – 5a Aproximação (RIBEIRO et al., 1999).

P e K no solo

P2O5 

K2

N

------------------ kg ha-1 ----------------

Baixo 

300

240

150

Médio 

240

180

150

Bom 

100

100

150

Muito Bom 

300

240

150

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (105.9 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com