TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Olericultura

Exames: Olericultura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  1.519 Palavras (7 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 7

TOMATE

O tomate pertence a família das solanáceas sendo considerada uma cultura de grande complexidade no Brasil, devido seu amplo cultivo. Ele é produzido e consumido em diversos países, se tornando a segunda hortaliça em importância econômica.

As mudas serão plantadas em bandejas de isopor contendo 128 células em forma de pirâmide, cultivadas primeiramente na casa de vegetação para melhor controle climático e fitossanitário. Semeiam-se cerca de 2 a 3 sementes por célula contendo substrato, após germinação das sementes realizara-se uma repicagem deixando apenas uma plântula por célula, após 16-25 dias da semeadura (contendo cerca de 4 folhas formadas) a muda é transplantada para o canteiro definitivo.

O espaçamento utilizado entre fileiras será de 1x0,5 m entre plantas, como necessita-se transplantar 25 mudas o canteiro precisa conter 2x7 m o que resulta em uma área de 14m2. O ciclo da cultura pode variar entre 85-125 dias, e a adubação será de acordo com a análise de solo do local, sendo considerada uma adubação para solos com média fertilidade uma dose de 120/350/175 de NPK respectivamente.

A necessidade de tomate conforme nosso calendário é de 135kg, então plantando cerca de 32 plantas considerando uma produtividade de 6kg/planta sendo que ocorrem perdas de 40% na lavoura.

ALFACE

O alface (Lactuca sativa) originou-se no sul da Europa e na Ásia Ocidental, é cultivada para consumo da sua área foliar, que possui diferenciadas, cores, tamanhos e gosto conforme cultivar. A alface implantada para compor a mesa do IFC será a do tipo Americana (Repolhuda-crespa) no qual apresenta um ciclo de aproximadamente 65-85 dias

A semeadura da alface será realizada em bandejas de isopor contendo substrato e transplantadas para canteiro quando as mesmas apresentarem 4 folhas definitivas. O solo deve conter um pH entre 6 a 6,5. E os canteiros devem conter 5 fileiras com um espaçamento de 25-30 cm, o canteiro principal deve comportar 1200 pés de alface, sendo utilizados no total cerca de 6335 plantas, sendo que o plantio pode ser escalonado na mesma área conforme plantio e colheita das primeiras mudas implantadas. Para implantar a cultura iremos necessitar de 4 canteiros de 1,5x18 m o que resultará numa área total de 108m2.

BETERRABA

A espécie Beta vulgaris é uma planta tuberosa, cuja tem grande aceitação no mercado brasileiro. Originou-se em regiões européias e norte-africanas de clima temperado, desenvolve na raiz tuberosa uma coloração purpúrea devida a um pigmento ocorrendo também nas nervuras e nos pecíolos e folhas.

O sabor é doce, suas sementes são na verdade aglomerados de diminutos frutos corticosos os glomérulos. Seu sistema radicular é do tipo pivotante, e a raiz principal atinge profundidade de 60 cm, com poucas ramificações laterais.

Há poucas cultivares de beterraba desenvolvidas no Brasil devido à exigência de luz desta cultura para passar da fase vegetativa para a reprodutiva. Praticamente, todas as cultivares de beterraba de mesa cultivadas no Brasil atualmente são de origem norte-americana ou européia, com raiz tuberosa com formato globular e constituem o grupo denominado Wonder.

Para o plantio na horta do IFC será utilizado a cultivar Maravilha da Isla onde possui folhagem vigorosa com 45 a 55 cm; diâmetro comercial: 6 a 8 cm; cor vermelho intenso e com pouca incidência de anéis brancos internos. Alta produtividade com alto percentual de produto apto ao mercado, ótima uniformidade, bom desenvolvimento foliar e fácil formação de maços; início da colheita de 65 a 80 dias.

A semeadura será realizada em bandejas de isopor com 288 células priramidais e 47 mm de profundidade, para o trasplantio e pleno desenvolvimento da cultura o pH do solo deve estar entre 6,0-6,8, no geral recomenda-se uma adubação de NPK respectivamente de 20-275 podendo ser complementado com 60-120 kg de N em cobertura juntamente com 30-60 Kg de K2O.

O espaçamento para o plantio será de 25cm entre linhas e 10 cm entre plantas, sendo portando utilizado um canteiro de 9m² nas dimensões de 1,5mx6m.

REPOLHO

O repolho Brassica oleracea var. capitata se originou da cule silvestre, é uma planta herbácea onde apresenta folhas arredondadas e cerosas, onde forma folhas centrais, formando uma cabeça compacta.

Apresesnta sistema radicular que atinge profunididades superiores a 1,5 concentrando-se em sua maioria nas profundidades de 20-30 cm.

Essa cultura foi desenvolvida originalmente para condições européias exigindo temperaturas amenas ou frias, ao longo do tempo com o melhoramento genético se obteve cultivares mais adaptadas a temperaturas mais altas.

Atualmente, graças aos fitomelhoristas, há cultivares que permitem o plantio em condições termoclimáticas diversificadas, hoje são introduzidos híbridos que possuem grande flexibilidade na escolha da época de plantio, sendo portando, o repolho cultivado o ano todo, no pomar da escola utilizaremos o híbrido Fuyutoyo.

O espaçamento utilizado será o de 80x30x30.falar dos canteiros e complementar.

A adubação utilizada de NPK será de 80-425-175kg respectivamente, podendo parcelar a aplicação de em 2 ou 3 coberturas, o pH em que acultura melhor se desenvolve gira em torno de 5,5 a 6,8.

Cenoura:

A cenoura (Daucus Carota) originária do Afeganistão, entretando, a cenoura de coloração alaranjada foi selecionado apartir do material asiático trabalhado a França e na Holanda durante o século XVII.

A parte utilizável é uma raiz pivotante, tuberosa, carnuda, sem ramificações, possui elevado teor de betacaroteno, precursor de vitamina A, sendo a cenoura considerada a melhor fonte vegetal dessa vitamina, dessa forma quanto mais intensa for a coloração mais intenso o teor de beta-caroteno.

A espécie é bienal, mas é cultivada de forma anual, de acordo com melhoristaas da Embrapa a espécie é de dia longo para florescer, onde a interação cultivar x clima deve ser seriamente considerada, temperaturas excessivamente elevadas no ar e no solo prejudicam a germinação, emergência e o desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com