TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapas de tratamento de águas residuais contendo matéria orgânica

Artigo: Etapas de tratamento de águas residuais contendo matéria orgânica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/12/2014  •  Artigo  •  249 Palavras (1 Páginas)  •  272 Visualizações

ASPECTO AMBIENTAL

Resíduos

O processo produtivo do produto gera poucos resíduos devido à utilização de 95 % do maracujá. Resíduos esses que são utilizados por outras indústrias.

Tratamento da Água

A linha produtiva do produto gera apenas água residuaria que contém produtos químicos, da limpeza, e pequeno volume de resíduos orgânicos.

A água residuaria contendo matéria orgânica sofre três etapas de tratamento;

• A primeira etapa visa um peneiramento seguido de decantação para a retirada de sólidos maiores.

• A segunda etapa recebe o tratamento através da ação de microrganismos (Lodo Ativo) que consome a matéria orgânica e novamente é realizada uma decantação, o material de processo é encaminhado a uma terceira etapa.

• Na terceira etapa a água residuaria que contém produtos químicos é introduzida ao material resultante da segunda etapa para que juntos recebam um tratamento (correção de pH), além de um processo final de decantação, após algum tempo de estabilização da água tratada está apta a ser introduzida ao meio ambiente.

ESGOTAMENTO SANITÁRIO

Deve ser ligada a rede de esgoto, ou quando necessário tratado adequadamente para ser eliminado através dos rios e lagos.

EFLUENTES A ÁGUAS RESIDUARIAS

Através de processos físicos, químicos e biológicos dos efluentes e água residuais, visa-se a redução ou iluminação dos contaminantes presentes. As tubulações devem ter sistemas eficazes com espessura e tamanhos compatíveis às normas.

RESÍDUOS DE PROCESSO

ÁGUA

A água pode ser reaproveitada para irrigação, controlar incêndios ou lavagem dos pátios.

RESÍDUO ORGÂNICO

O resíduo que ainda sobra, lembrando que grande parte é reaproveitada para confecção da farinha, pode ser usado como adubo ou como combustível na geração de energia.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com