TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Operações prévias à esterilização

Artigo: Operações prévias à esterilização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  Artigo  •  551 Palavras (3 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 3

Operações prévias à esterilização

FUNDAMENTOS DE ESTERILIZAÇÃO

 Bactérias (forma vegetativa ou esporulada) São os menores organismos vivos;

 Existem em maior número;

 Os esporos das bactérias são mais resistentes aos processos de esterilização;

 Os estudos de campo dos agentes esterilizantes são em geral, realizados com bactérias (forma vegetativa ou esporulada).

 Fungos São microrganismos unicelulares ou constituídos por várias células, formando estruturas visíveis a olho nu, como os cogumelos, mofo, etc.

 Vírus São microrganismos intracelulares, de dimensões invisíveis ao microscópio comum, capazes de multiplicar-se apenas no interior das células vivas.

MÉTODOS DE ESTERILIZAÇÃO

MÉTODOS DE ESTERILIZAÇÃO: Calor seco, Calor húmido

AGENTES FÍSICOS

AGENTES QUÍMICOS

CALOR RADIAÇÕES: Óxido de Etileno (C2H4O) Seco – ar quente Ionizantes Germicidas de alto nível Húmido – vapor saturado Não Ionizantes Peróxido de Hidrogénio (H2O2)

Vapor Saturado Seco: É o vapor contendo somente água no estado gasoso, agregando tanta água quanto possível para a sua temperatura e pressão.

Vapor Saturado Húmido é normalmente formado quando a água da caldeira (ou o condensado das tubulações) são carregados pelo vapor quando injetado na câmara da esterilizadora.

Vapor Saturado Super Aquecido formado a partir de vapor saturado submetido a temperaturas mais elevadas. O vapor torna-se seco, diminuindo a eficiência das trocas térmicas na esterilização.

CALOR: É o agente esterilizante mais antigo, mais conhecido, mais simples, mais económico e mais seguro. Calor húmido (ou vapor saturado) Pode ser conduzido à temperatura de 100 ºC à pressão atmosférica. Calor seco Sempre conduzido a temperaturas superiores a 100 ºC e à pressão atmosférica. Efeitos do Calor o mecanismo de morte pelo calor mais eficaz está relacionado com a desnaturação ou coagulação das proteínas dos microrganismos.

CLASSIFICAÇÃO DAS ÁREAS

Áreas Críticas: são as áreas que representam o maior risco de infecção (UTI).

Áreas Semi-Críticas: são áreas que apresentam risco menor de infecção.

Áreas Não Críticas: são áreas que teoricamente não apresentam risco de infecção e áreas não ocupadas por pacientes, como almoxarifado, administração, engenharia, etc.

CLASSIFICAÇÃO DOS ARTIGOS

Críticos: São todos aqueles que penetram através da pele atingindo tecidos sub-epiteliais, sistema vascular e outros órgãos isentos de flora microbiana própria.

Semi-críticos: São todos aqueles que entram em contato com a mucosa íntegra, mas não invadem os tecidos sub-epiteliais.

Não Críticos: São todos aqueles que entram em contato com a pele do paciente, como termómetros para verificação de temperatura axilar.

PRECAUÇÕES PARA MINIMIZAR OS RISCOS DE EXPOSIÇÃO AOS GERMICIDAS

 Utilizar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com