TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Flexão do joelho na mesa flexora

Resenha: Flexão do joelho na mesa flexora. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2013  •  Resenha  •  345 Palavras (2 Páginas)  •  1.591 Visualizações

Página 1 de 2

Flexão do joelho na mesa flexora

Os músculos, ossos e articulações que atuam na flexão do joelho possuemalgumas obrigações similares as da extensão, como por exemplo, a estabilização daarticulação pelo aumento da força muscular, a melhoria na execução de movimentoscotidianos e melhoria na absorção de impactos, além da relação citada por Campos(2000) de que quanto mais forte forem os flexores mais podemos fortalecer osextensores da coxa.

-Descrição do movimento

Posição inicial: o praticante deita em decúbito ventral sobre o aparelho, mesaflexora ou romana, com os joelhos estendidos e o ponto imediatamente superior aarticulação do tornozelos sob o apoio ou envolvido por caneleira, que, neste últimocaso, deveram estar na altura do tornozelo.Execução: com as coxas e abdômen fixados no aparelho, deve ser realizadaflexão dos joelhos a partir da elevação dos calcanhares ao máximo possível, ficando omais próximo possível das nádegas.Posição final: deixamos que as pernas se estiquem, fazendo a extensão do joelho e o afastamento dos pés em relação aos glúteos, até voltarem a posição inicial.

-Plano de execução do exercício

Em Campos (2000) é possível verificar que este exercício ocorre apoiado noplano Sagital ou Ântero-posterior, sobre um eixo frontal.

-Músculos que participam da execução do exercício

Apesar da análise de Tesch (2000) apresentar os músculos Semitendinoso,Bíceps Femoral, Sartório e Grácil como principais na execução do movimento, mesmoassim, moderadamente, Delavier (2000) e campus (2000) acreditam que esseexercício seja responsável por grande e intenso envolvimento muscular dosIsquiotibiais (constituído pelos Semitendinoso, Semimembranoso e Bíceps Femoral). Esão citados como acessórios os seguintes grupamentos: Sartório, Grácil,Gastrocnêmio, Poplíteo e o Plantar Delgado.

-Tipo de alavanca presente na execução do exercício

O tipo de alavanca presente na execução deste exercício é de Primeira Classeou Interfixa, onde a resistência esta representada pela perna, o fulcro pela articulaçãodo joelho e a força principalmente pelas musculaturas Isquiotibiais.

-Observações e curiosidades

Este exercício pode ser executado com apenas uma ou com as duas pernas,respectivamente para iniciantes ou lesionados e praticantes avançados oucondicionados. (RODRIGUES & CARNAVAL, 1999)

Segundo Delavier (2000), teoricamente seria possível intensificar o trabalhomuscular sobre o Semitendinoso e o Semimembranoso, bastando que se façaa rotação interna dos pés, ou sobre os Bíceps Femorais com a rotação externa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com