TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Perobíssimos no Fígado

Por:   •  25/10/2021  •  Relatório de pesquisa  •  403 Palavras (2 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

 

Relatório de biologia.

Atividade dos peroxissomos.

Verificar a atividade da peroxidase nas células animais.

 

 

 

 

Nome: Magno Felipe Martins De Azevedo 

Professora: Simone Silva Hiraki

curso: informática  unidade curricular: Biologia 1  

[pic 2]

Depois do tempo esperado, aproximadamente de dois a cinco minutos foi notado no copo onde havia fígado, água e água oxigenada, a presença de pequenas bolhas de ar, e no copo onde havia apenas fígado e água não houve nenhuma alteração.

1) Qual a função dos peroxissomos? A principal função dos peroxissomos é fazer a desintoxicação das células e principalmente realizar a catalisação do peróxido de hidrogênio, mais conhecido como água oxigenada (H2O2), uma substância extremamente tóxica para as células e fonte de radicais livres

2) Explique por que em um dos copos houve a formação de bolhas e no outro não. Pois no copo com a água oxigenada, substancia toxicas para as células, A enzima denominada de catalase reagiu com o peróxido de hidrogênio produzindo água (H2O) e oxigênio molecular (O2) liberado dentro do copo formando bolhas de ar, e no copo onde não havia água oxigenada não teve a necessidade da catalase reagir com decomposição  na água.

3) Descreva quimicamente (Demonstre a reação química) que dá origem à formação de bolhas em um dos copos.  reação de decomposição que ocorreu foi a seguinte:

2 H2O2(aq) → 2 H2O(l) + O2(g)

 uma substância (água oxigenada - H2O2) se decompôs em outras duas substâncias (água - H2O - e gás oxigênio - O2).

A liberação do gás oxigênio foi comprovada quando do copo onde havia água, fígado e água oxigenada saíram bolhas de ar.

A água oxigenada se decompõe naturalmente de forma bem lenta somente pela exposição à luz solar. Mas, nesse caso, ela ocorreu de forma mais intensa, porque o fígado possui uma enzima, chamada catalase que atua como catalisadora da reação de decomposição da água oxigenada.

4) A água oxigenada (peróxido de hidrogênio) é tóxica às células e por isso é degradada no interior do peroxissomos. Sabendo-se dessa informação, explique por que uma pessoa que utiliza água oxigenada para desinfecção de ferimentos não corre risco de morte.

R: Quando passamos a água oxigenada no machucado devemos levar em consideração de que somos um organismo pluricelular sendo assim das células da pele vão se refazer, agora as bactérias que estão ali no ferimento como eles são um organismo procarionte e unicelular quando a água oxigenada entra em contato com ele vai morrer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (110.8 Kb)   docx (324.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com