TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Protozoários Cultivados no Microscópio

Por:   •  2/10/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 2

Objetivos

- Cultivar protozoários nos potes

- Observar os protozoários cultivados no microscópio

- Notar a diversidade de seres vivos diferenciados existentes no mundo da biologia

Metodologia

Utilizando um pote de vidro, foi colocado agua de um córrego juntamente com folhas de goiabeira, o pote foi deixado por 7 dias parado em um canto escuro.

Após os 7 dias foram colhidas amostras para observação no microscópio.

Discussão

Os estudantes de engenharia Tábata M. R. Toledo, Flávio Teixeira da Silva e Teresa Cristina B. Paiva, da Escola de Engenharia de Lorena, USP, São Paulo utilizaram de um método de cultivo de protozoários desenvolvido no Laboratório de Microbiologia Aquática no Departamento de Biologia e Ecologia Evolutiva (DEBE) da Universidade Federal de São Carlos-UFSCar.

Eles obtiveram o espécime Paramecium caudatum que é um dos tipos de Paramecium, eles utilizaram a bactéria Enterobacter Aerogenes como alimento do protozoário, eles fizeram uma suspensão bacteriológica de 10,5 células por mililitro de água mineral, juntamente com grãos de arroz. Esta condição bacteriana segundo a pesquisa dos estudantes é encontrada em sistemas de água doce, justificando a preferência do organismo. A fase exponencial de grande crescimento do Paramecium caudatum foi de 17 dias.

O resultado encontrado no experimento da aula prática, surgiram protozoários do tipo paramecium após 7 dias de espera num pote de vidro com água de córrego e folha de goiabeira, provavelmente caso o pote fosse deixado por mais dias surgiriam mais protozoários para observação.

Resultados

Foram encontrados vários espécimes se movimentando na lâmina observada no microscópio, um espécime de protozoário identificado como o protozoário Paramecium.

Conclusão

As condições para o cultivo de protozoários, como também o tempo dado para a formação e crescimento no experimento, permitiu a formação de vários protozoários do tipo Paramecium na água que estava no recipiente de vidro.

Paramecium é o nome genérico de um protozoário ciliado muito comum em mananciais de água como os açudes e riachos. Estes protozoários são de fácil cultivo, se alimentando principalmente de bactérias, pequenas algas e outros protozoários menores.

Referências Bibliográficas

- Seivanovskaya, S.Y.; Maslov, A. P. and Naumov, R.P. Toxicological Testing of Waste Subjected to Biological Treatment by means of Ciliated Infusoria euplotes and Paramecium caudatum. Chemistry and Technology of Waste, 15: 253-265 p. 1993 - Finlay, B.J., Laybourn, J. & Strachan, I. Atechnique for the enumeration of benthic ciliated protozoa. Oecologia, 39: 375-377p, 1979 - Bertoletti, E.; Zagatto, P. A.; Ecotoxicologia Aquática – Princípios e Aplicações, 2ª Ed., 2008. http://www.ruf.rice.edu/~bioslabs/bios211/index.html  http://www.ruf.rice.edu/~bioslabs/studies/invertebrates/paramecium.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (55.9 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com