TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Osteoporose

Trabalho Escolar: Osteoporose. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  500 Palavras (2 Páginas)  •  940 Visualizações

Página 1 de 2

OSTEOPOROSE:

A osteoporose é um processo degenerativo no qual há uma perda progressiva da resistência dos ossos, levando uma maior fragilidade do esqueleto e, portanto, a uma maior incidência de fraturas em seus portadores.

São fraturas espontâneas ou causadas por pequenos impactos devido ao aumento da atividade de células que fazem a absorção de ossos velhos e, concomitantemente, ocorrem à diminuição da atividade de células responsáveis pela formação de novas células ósseas. Consequentemente, os ossos tornam-se porosos e mais vulneráveis a fraturas.

Mulheres: atenção!

As mulheres são maioria no grupo de risco. No Brasil, cerca de 30% das pessoas do sexo feminino são acometidas pela osteoporose no período pós-menopausa. Nesta fase os níveis de estrógenos, hormônio produzido no ovário e responsável pela fixação do cálcio, ficam bastante baixos e essa deficiência hormonal contribui para a evolução da doença.

Outras Causas:

Histórico familiar da doença

Pessoas de pele branca, baixa e magra

Asiáticos

Deficiência na produção de hormônios

Medicamentos a base de cortisona, heparina e no tratamento de epilepsia

Alimentação deficiente em cálcio e vitamina D

Baixa exposição à luz solar

Sedentarismo

Tabagismo

Consumo de Álcool

Sintomas:

A osteoporose é uma doença de instalação silenciosa. O primeiro sinal pode aparecer quando ela está numa fase mais avançada e costuma ser a fratura espontânea de um osso que ficou poroso e muito fraco, a ponto de não suportar nenhum trauma ou esforço por menor que sejam.

Diagnóstico:

A densitometria óssea por raios X é um exame não invasivo fundamental para o diagnóstico da osteoporose.

Prevenção:

Medidas de prevenção contra a osteoporose devem ser tomadas desde a infância e, especialmente, na adolescência para garantir a formação da maior massa óssea possível. Para tanto, é preciso pôr em prática três medidas básicas: ingerir cálcio, tomar sol para fixar a vitamina D no organismo e fazer exercícios físicos, Na verdade, essas regras devem ser mantidas durante toda a vida. Principalmente, a atividade física tem efeito protetor sobre o tônus e a massa muscular, que se reflete na melhora do equilíbrio e ajuda a evitar as quedas ao longo da vida.

Tratamento:

Como a osteoporose pode ter diferentes causas, é indispensável determinar o que provocou a condição, antes de propor o tratamento, que deve ter por objetivo evitar fraturas, diminuir a dor, quando existe, e manter a função. Existem várias classes de medicamentos que podem ser utilizadas de acordo com o quadro de cada paciente a exemplo dos hormônios sexuais, os bisfosfanatos.

Recomendações:

1. a dieta diária deve incluir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com