TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DAS PARTURIENTES ATENDIDAS NA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE RIBEIRÃO PRETO-SP, DE JANEIRO A DEZEMBRO DE 2005 E INFLUÊNCIA DO PRÉ-NATAL SOBRE A INCIDÊNCIA DE COMPLICAÇÕES PERINATAIS.

Artigo: PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DAS PARTURIENTES ATENDIDAS NA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE RIBEIRÃO PRETO-SP, DE JANEIRO A DEZEMBRO DE 2005 E INFLUÊNCIA DO PRÉ-NATAL SOBRE A INCIDÊNCIA DE COMPLICAÇÕES PERINATAIS.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  336 Palavras (2 Páginas)  •  884 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

A assistência perinatal (pré-natal e puerperal) adequada e humanizada é fundamental para o bem-estar materno e neonatal.

A atenção à mulher na gravidez e no pós-parto deve incluir adequadas ações preventivas, diagnósticas e de tratamento das intercorrências que ocorrem neste período, evitando-se importantes complicações maternas, fetais e neonatais.

OBJETIVOS

Determinar as características epidemiológicas das parturientes atendidas na Santa Casa de Misericórdia de Ribeirão Preto, de janeiro a dezembro de 2005.

Avaliar a influência do pré-natal sobre as taxas de morbidade e mortalidade maternas e perinatal.

CASUÍSTICA E MÉTODOS

Estudo retrospectivo, caso-controle.

Consulta de 1000 prontuários médicos de parturientes atendidas na Santa Casa de Misericórdia de Ribeirão Preto em 2005.

Foram analisados fatores epidemiológicos, número de consultas pré-natal, dados laboratoriais do pré-natal e a incidência de complicações maternas no parto ou puerpério.

RESULTADOS

A amostra avaliada apresentou:

Faixa etária predominante entre 20 e 25 anos (30%);

8 a 11 anos de estudo (52%);

Sendo a maioria casada (41%) e primigesta (41%);

Apenas 9% eram tabagistas e percentual mínimo usuária de drogas ilícitas (referido somente crack em 0,3%);

As resoluções das gestações foram principalmente por via vaginal (56%), sendo a episiotomia indicada em 72% dos casos.

A principal indicação de cesárea foi por desproporção céfalo-pélvica (23%).

A maioria das pacientes realizou seguimento pré-natal com 6 ou mais consultas, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde do Brasil. Este dado relacionou-se com maior taxa de partos normais (Odds Ratio de 2,67 IC 1,81 – 3,95),

A taxa de complicações no parto e puerpério foi significativamente maior no grupo que não realizou adequadamente o pré-natal (Odds Ratio = 3,322; IC 2,14 – 5,16).

DISCUSSÃO E CONCLUSÕES

A assistência pré-natal adequada, sob orientação de médicos capacitados, interfere em complicações perinatais.

A história clínica abordada de maneira correta, identifica fatores de risco, permitindo elaboração de ações preventivas em beneficio da parturiente e de seu concepto.

A realização de seguimento pré-natal de forma adequada proporciona a possibilidade de diagnóstico e tratamento precoces de anormalidades, diminuindo o risco de complicações maternas no parto e puerpério.

O apropriado seguimento pré-natal relaciona-se com maior taxa de partos normais, implicando em menor morbi-mortalidade materna.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com