TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio no setor de radiologia do Hospital de Santa Casa de Poços de Caldas

Trabalho acadêmico: Estágio no setor de radiologia do Hospital de Santa Casa de Poços de Caldas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.336 Palavras (6 Páginas)  •  685 Visualizações

Página 1 de 6

3-DESENVOLVIMENTO

O Estágio é um momento de fundamental importância no processo de formação profissional. Constitui-se em um treinamento que possibilita ao estagiário vivenciar o que foi aprendido no curso, tendo como função integrar as inúmeras disciplinas que compõem o currículo acadêmico, dando-lhes unidade estrutural e testando-lhes o nível de consistência e o grau de entrosamento. Por meio dele, o estagiário pode perceber as diferenças do mundo organizacional e exercitar sua adaptação ao mercado de trabalho. O espaço destinado para o estágio faculta ao estagiário a disponibilidade de assimilar o seu conhecimento teórico com os entraves que somente a prática por meio do dia-a-dia pode oferecer. Nesta configuração, a troca de experiência fará com que o novo profissional torne-se mais preparado para atuar em diferentes áreas relacionadas à sua formação.

3.1– OBJETIVOS DO ESTÁGIO

• Oferecer ao estagiário situações de assumirem-se como sujeitos ativos do processo de ensino-aprendizagem;

• Preparar o estagiário para o trabalho, fazendo com que vivenciem a rotina de um departamento Radiológico.

• Constituir-se em chance para aplicação dos conhecimentos e habilidades adquiridos.

3.1.2- PARAMENTAÇÃO E EPI’S

No âmbito do setor de Radiologia, situado no primeiro andar do Hospital Santa Casa de Poços de Caldas, é exigido o vestuário branco, incluindo sapatos e jaleco. O estagiário deve estar apresentável usar sempre o cabelo amarrado e jóias discretas. O dosímetro individual também é indispensável. São disponibilizados todos os equipamentos de proteção individual, tanto para os técnicos e estagiários quanto para os pacientes. Entre eles os mais usados são os aventais pumblíferos e o protetor de tireoide. O estagiário colocou em prática e respeitou as regras de proteção Radiológica.

4- O CAMPO DE ESTÁGIO

O Hospital da Santa Casa, localizado à Praça Francisco Escobar, s/n°, Bairro Centro, na cidade de Poços de Caldas-MG, foi o campo escolhido para a realização do estágio. O setor de Radiologia é muito bem equipado, com aparelhos de Raios-X convencional, Mamografia e Tomografia Computadorizada, o que possibilita ao estagiário atuar de diversas formas neste mundo de imagens.

5- O ESTÁGIO

O estágio teve inicio no dia 21, de março de 2011. O estagiário teve a oportunidade de efetuar os exames na área da Radiologia, ou seja, atuar ao nível da produção de imagens do interior do corpo que permitem diagnosticar situações patológicas como pneumonias, tumores ou fraturas ósseas, entre muitas outras. As suas principais funções consistem, assim, na programação, execução e avaliação de todas as técnicas radiológicas utilizadas no diagnóstico, na prevenção e promoção da saúde, recorrendo para esse efeito a equipamentos tecnologicamente avançados. As funções designadas compreendem a preparação e posicionamento do paciente para a realização do exame, bem como a sua vigilância durante o mesmo. Além dos conhecimentos técnicos e científicos, o estagiário teve a capacidade de trabalhar em equipe de uma forma eficaz uma vez que trabalham em estreita colaboração com outros profissionais: colaboram diariamente com médicos radiologistas (bem como de outras especialidades, como cardiologistas, neurologistas, etc.), e alguns exames têm de ser realizados por mais de um técnico ou estagiário. A capacidade de comunicação é determinante no sucesso de todo o processo, designadamente entre o médico que prescreve o exame e o técnico que o realiza. Por outro lado, devem ser capazes de uma avaliação rápida do doente, tendo sempre presente à necessidade de estabilizar a sua ansiedade, pondo-o, tanto quanto possível, a par do objetivo do exame. Neste sentido, a segurança e o rigor que transmitem são determinantes para criar um clima de confiança, facilitador de uma realização bem sucedida do exame.

6- NA ÁREA DO DIAGNÓSTICO

Este estágio foi bastante abrangente e como tal, na elaboração deste relatório, serão retratadas todas as valências em que o estágio foi realizado, entre elas estão:

• Preparar material necessário à execução do exame, nomeadamente o equipamento e os produtos de contraste, em função da prescrição do exame e dos dados e informações clínicas do doente;

• Preparar e vigiar o doente, administrando-lhe produtos de contraste, posicionando e respondendo às suas necessidades físicas e psicológicas;

• Proceder à realização dos exames com vista à aquisição de imagens radiológicas.

• Avaliar e controlar os resultados (imagens obtidas), em função da prescrição;

7- SERVIÇO DE DIAGNOSTICO POR IMAGEM

O serviço de Imagiologia do Hospital Santa Casa, encontra-se localizado no primeiro andar e possui as seguintes salas:

Sala 1 – sala de espera

Sala 2 – sala de digitação de laudos

Sala 3 – sala de Ultrassonografia

Sala 4 – Sala de exames contrastados

Sala 5 – Digitalização

Sala 6 – Sala de Raios-x convencional

Sala 7 – Sala de Mamografia

Sala 8- Sala de Tomografia Computadorizada

Sala 9 – Sala Inutilizada

Sala 10 – Sala da Coordenadora do Setor.

7.1 Sala 1 – Sala de Espera

É a sala onde os pacientes aguardam até serem atendidos. É ali que o estagiário tem seu primeiro contato com o paciente, auxiliando e indicando em qual sala ele deverá permanecer para a realização do exame.

7.2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com