TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEMISSÕES NA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE SÃO PAULO: GESTÃO DE PESSOAS

Por:   •  27/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  610 Visualizações

Página 1 de 2

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem o intuito de analisar o artigo da Revista Exame que trata das possíveis demissões na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, sob a ótica da Gestão de Recursos Humanos, embasado em livros da área e artigos online.

2 DESENVOLVIMENTO

Com um quadro em torno de 7 mil funcionários e mais de 1.500 atendimentos diários, a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo é o hospital mais antigo da cidade, em funcionamento desde 1.884.

Devido à crise financeira que está passando, a instituição, praticamente num ato de desespero, não buscou a participação de seus funcionários na tomada de decisão referente à demissão em massa, causando assim muita insegurança e revolta entre eles.

Em uma organização, as pessoas, as tarefas e a administração são interdependentes, tal como os nervos, a digestão e a circulação o são no corpo humano. Uma mudança em uma das partes infalivelmente afeta as outras. Tal como um organismo, uma organização é um sistema. (OLIVEIRA, Prado e Silva, 2005, p. 52).

Em épocas difíceis, a empresa deve buscar a participação de seus colaboradores, lembrando que estes têm necessidades que devem ser respeitadas, tais como: necessidades de segurança, referindo-se à estabilidade no emprego; necessidades de auto-realização, quanto ao potencial pessoal e à auto-satisfação.

Faltou planejamento, organização, direção e controle. Mesmo tendo ampliado seu quadro de funcionários em 22% nos últimos 5 anos, ainda assim os gastos com horas extras aumentaram em 349%, além de estar com salários e 13º atrasados.

Essas demissões em massa causariam um impacto imediato na economia local, pois estas pessoas deixariam de movimentar o mercado ou pelo menos diminuiriam seus gastos.

3 CONCLUSÃO

Esta situação já vem se arrastando por anos e somente com uma gestão limpa e equilibrada será possível revertê-la.

REFERÊNCIAS

MALASSISSE, Regina Lúcia Sanches; SALVALAGIO, Wilson; KOETZ, Luciane Soutello; SILVA, Mônica Maria. Introdução à Administração e Economia. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013.

Santa Casa de Misericórdia de SP Planeja Demitir 1,3 Mil Funcionários. 2015. Disponível em: www.femipa.org.br/blog/2015/01/11183/. Acesso em: 13 mai.2015.

Santa Casa de São Paulo Estuda Demitir 1,3 Mil Funcionários. 2015. Disponível em: http://www.diesat.org.br/noticias.asp?id_noticia=83. Acesso em: 13 mai.2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (46.9 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com