TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos positivos e negativos da pesquisa em internet

Por:   •  17/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  3.076 Visualizações

Página 1 de 3
  1. Aspectos positivos e negativos da pesquisa em internet

O uso da internet nas pesquisas, assim como sua influencia tecnológica no geral traz pontos positivos e negativos. Os resultados dependem da forma com que são utilizadas e selecionadas as fontes de pesquisa.  Segundo Bonutti, Maria Cláudia e Refael (2012) consideram que o acesso ao conteúdo se tornou muito mais fácil, porém seu uso inadequado pode contribuir para informações mal interpretadas e a formação de uma geração pouco criativa e dependente dos meios tecnológicos.  

  1. Aspectos positivos

Dentre os pontos positivos encontrados em concordância com alguns autores podemos citar: acessibilidade às fontes inesgotáveis de assuntos para pesquisa, facilidade de busca por informações, estimulo para pesquisa a partir de tema previamente definidos, acesso rápido a notícias atualizadas, textos e imagens, a interação do aluno com o conhecimento, incentiva a autonomia, a operação multitarefa na solução de problemas o que pode aumentar a eficiência e a produtividade.

 O acesso rápido e fácil às informações possibilita um maior aprendizado e interação com informações de todo tipo e lugar, como afirma Almeida (2001), que considera a disseminação do uso das tecnologias de informação e comunicação em diferentes ramos da atividade humana, bem como sua integração às facilidades das telecomunicações, evidenciou possibilidades de ampliar o acesso à formação continuada e o desenvolvimento colaborativo de pesquisas científicas.

A internet é uma tecnologia que facilita a motivação dos alunos pela novidade e pelas possibilidades inesgotáveis de pesquisa que oferece. Assim afirma Campos (2003), que a possibilidade de pesquisar qualquer assunto e ler artigos, ver fotos, assistir vídeos, colaborar, comentar seu ponto de vista e muitas outras possibilidades aguça o desejo de aprendizado.

  1. Aspectos negativos

Hoje em dia é indiscutível a importância da tecnologia de informação e comunicação na nossa vida cotidiana. Ela é tão intensa que nos surpreendemos ao pensar como viveríamos sem algumas delas. Por isso a necessidade de destacar que a navegação na internet precisa de bom senso para saber selecionar, em rápida comparação, as páginas mais importantes. Intuição para aprender por tentativa, acerto e erro a localizar o que procuramos.

Embora a Internet seja um meio muito útil, tem as suas desvantagens que podem comprometer as informações adquiridas, como: nem toda informação tem fonte segura, seleção das informações, uso indiscriminado de informações errôneas, uso indevido de imagens e informações pessoais, decadência de cultura manuscrita e verbal, informações inconsistentes, a facilidade em conseguir informações pela internet pode deixar o ser humano mais preguiçoso, roubo de informações e crimes virtuais.

Segundo Carr (2010) a internet está mudando para pior o funcionamento do cérebro humano as pessoas estão ficando “rasas”, ou seja, pensando com superficialidade. Para ele consulta-se a internet sem se preocupar com a memorização e o entendimento completo da área de conhecimento, mas apenas com o tópico de interesse imediato.

Assim como Carr; Palfrey e Gasser (2011), considera que a informação passa a ser disponível a qualquer pessoa conectada a rede e em qualquer parte do mundo o que possibilita que essa informação pode ser distorcida e novamente encaminhada trazendo danos irreversíveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (106.1 Kb)   docx (298.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com