TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Fazer Pesquisas na Internet

Por:   •  26/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 2

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Como Fazer Pesquisas Criteriosas na Internet
Fundamentos de Filosofia Política

2015

Belo Horizonte

  1. Introdução

O trabalho que se segue finda estabelecer critérios que permitam analisar se o texto vinculado em determinado site é confiável ou não, levando em conta elementos pré-estabelecidos.

Selecionado um texto de um site com o tema envolvendo “Francis Bacon e a teoria dos ídolos”, pesquisado através do google, atribuímos notas de 0 a 5 para cada critério, determinadas por uma ficha.

  1. Avaliação

Nome do site avaliado: “Miscellanea das Ciências Sociais”

Endereço do site avaliado: http://mariliacoltri.blogspot.com.br/2013/10/francis-bacon-e-critica-aos-idolos.html2

Critérios de avaliação:

  1. Autoria/Credibilidade/Citação: 4/5

A responsável pelo blog (Marilia C. C. Coltri) no qual o texto é vinculado é Bacharel em Ciências Sociais - PUC/SP, Licenciada em Sociologia - UNIMES, Pós-Graduada em Sócio-Psicologia – FESPSP e Docente (Homem, Cultura e Sociedade; Ética, Política e Sociedade) Faculdade Pitágoras. Docente no Ensino Fundamental II e Médio. O texto analisado não há participação da responsável pelo blog, porém é escrito por Delvanir Maurílio e Mauro Castro.

Ao analisar a Referência Bibliográfica do texto, percebemos que o autor se faz valer de informações presentes no livro “Novum Organum”, escrito pelo próprio Francis Bacon e do livro “História da Filosofia”, escrito por Geovani Reale, deixando essas referências claras no fim do texto, embora não ofereça nenhum tipo de link para valorizar o autor ou trazer informações sobre o mesmo.

O texto está vinculado a um Blog, com domínio “blogspot.com.br”, logo, o site que vincula o texto tem caráter pessoal, não vinculado a nenhuma instituição.

  1. Intencionalidade/Viés: 5/5

A finalidade principal do texto é informar o leitor acerca da obra de Francis Bacon. O texto aparentemente não omite informações sobre a obra, não há a opinião dos escritores e não parece ser tendencioso.

  1. Conteúdo/Contexto: 4/5

O texto abrange bem o conteúdo apresentado, de fácil entendimento e de ideias claras. Apesar disso, o texto apresenta alguns pequenos erros de grafia, e não te permite ampliar sua pesquisa através de links no corpo do texto e em sua referência.

  1. Navegabilidade/Design: 5/5

A navegação é clara, objetiva e sem propagandas. As informações estão dispostas em modo de que se consegue uma leitura clara e ininterrupta sem ser desconfortável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (101 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com