TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE GESTÃO AMBIENTAL LICENÇA DE REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL

Por:   •  12/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.412 Palavras (10 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 10

AO INSTITUTO DE DEFESA AGROPECUÁRIA E FLORESTAL DO ES - IDAF

PROPRIEDADE: SÍTIO KRAUSE

PROPRIETÁRIO: TERESA KRAUSE KOPP

MUNICÍPIO: ITARANA - ES

PLANO DE CONTROLE AMBIENTAL

LICENÇA AMBIENTAL DE REGULARIZAÇÃO

CLASSE I

ITARANA - ES

AGOSTO DE 2012

1. DADOS GERAIS

NOME DO REQUERENTE: Teresa Krause Kopp                                    ASSUNTO: Licenciamento Ambiental Despolpador de Café                         LOCAL: Alto Santa Joana, Itarana, ES                                    COORDENADAS UTM: E: 0295706        N: 7787193

2. RECURSOS NATURAIS

Referente ao projeto de despolpador de café não foi realizada nenhuma alteração no solo para implantação do empreendimento, bem como não teve a necessidade de implantação de estradas, supressão de vegetação, ampliação do potencial erosivo, impacto nos recursos hídricos, na fauna, e nos recursos históricos e patrimoniais.

3. ÁGUAS PLUVIAIS

Na implantação do projeto do despolpador não houve à necessidade de drenagem pluvial do pátio, as estradas já se encontravam no local antes da implantação do empreendimento, contendo sua área de abrangência (localização) e identificação de áreas não sujeitas à contaminação por efluentes líquidos. No sítio Krause, as águas provenientes das chuvas não apresentam riscos consideráveis para o empreendimento, pois todo o trabalho é feito em área coberta. O entorno do armazém é plano, com boa capacidade de absorção e escoamento de água. O terreno em torno dos tanques (projetados) tem boa capacidade de absorção, estão localizados próximo à área de lavoura (ou em área de lavoura), protegido da ação de erosão e inundação que poderiam ser ocasionada pelas chuvas.

4. EFLUENTES LÍQUIDOS

Os efluentes líquidos identificados no processo são: aquele advindo do despolpador, que possui concentrada carga de matéria orgânica.

No Sítio Krause, os efluentes são armazenados em tanques (projetados) também conhecidos como Lagoas de Estabilização (tanques utilizados na depuração de resíduos líquidos de natureza orgânica mediante processos biológicos, químicos e físicos).

Vai ser dada destinação adequada à Água Residuária do Café (ARC), considerando o volume total de efluentes líquidos gerados.

As dimensões dos tanques são compatíveis com o volume de efluente líquido gerado, uma vez que também está previsto a reutilização de parte desse material no processo de despolpamento e a outra parte ficará nas lagoas de infiltração para infiltrar no solo.                                                                                                                                 Será feita a limpeza anual do interior das lagoas visando à remoção do material sedimentado; Limpeza anual do entorno das lagoas (inclusive suas margens), de forma a evitar o contato da vegetação com a ARC, para não favorecer a proliferação de insetos; Será feita adequada disposição do material proveniente da limpeza das lagoas para a área de compostagem para depois servir de adubo.

Há filtragem do efluente e recirculação de parte da água, na etapa final a remoção é feita para o sumidouro por gravidade. Os tanques se localizam longe de nascente, lençol freático e cursos d’água.

PRODUÇÃO DE EFLUENTES DOMÉSTICOS

Não há produção de efluentes domésticos no empreendimento, pois é utilizado o refeitório e o banheiro da residência do proprietário. O banheiro tem sistema composto por fossa séptica, filtro anaeróbico e sumidouro, é uma alternativa para a redução da poluição do solo, do lençol freático, dos córregos e rios e por consequência, do mar.

CALCULOS DO SISTEMA DE TRATAMENTO DE EFLUENTES LÍQUIDOS

CAIXA IMPERMEÁVEL

[pic 2]

6,0 METROS                                                2,0 METROS

COMPRIMENTO                                               PROFUNDIDADE

        

        6,0 METROS LARGURA

MEMORIAL DE CALCULO                                                                                                        

Tamanho da caixa= comprimento. largura .altura(profundidade)

Tamanho da caixa = 6,0 m · 6,0 m · 2,0 m

Tamanho da caixa = 72 m³

Como:

1 m³ = 1.000 litros

Então:

72 m³ · 1.000 = 72.000 litros

São necessários 72.000 litros de efluentes para encher, completamente a caixa.

CAIXA DE INFILTRAÇÃO

[pic 3]

                                                RESÍDUO LÍQUIDO[pic 4]

[pic 5]

                                                 AREIA[pic 6]

[pic 7]

                                                BRITA[pic 8]

MEMORIAL DE CALCULO

Tamanho da caixa = comprimento .largura . altura(profundidade)

Tamanho da caixa = 6,0 m ·6,0 m · 2,0 m = 72 m³

Como:

1 m³ = 1.000 litros

Então:

72 m³ · 1.000 = 72.000 litros

São necessários 72.000 litros de efluentes para encher, completamente a caixa.

CALCULO DO CONSUMO DE EFLUENTE POR DIA

O proponente vai despolpar 75 sacos de café maduro, sendo que o despolpador tem capacidade para despolpar em média 18 sacos de café maduro por hora (1.440 litros de café por hora) e têm o consumo de 2.000 litros de água hora.

Volume = 75 sc / 18 sc/hr . 2.000 lt/hr    

4,16 hr . 2.000 lt/hr = 8.320 litros de efluente.

Por dia o produtor terá uma produção de 8.320 litros de efluente variando de 10% a 20% para mais ou para menos.  E ainda parte dos efluentes é reutilizada em um novo processo de despolpamento e a outra parte ficará nas lagoas de infiltração para infiltrar no solo.                                                                                                                                

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (203.6 Kb)   docx (77.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com