TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE TRABALHO DEPARTAMENTO DE PESSOAL

Artigo: PLANO DE TRABALHO DEPARTAMENTO DE PESSOAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  Artigo  •  405 Palavras (2 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 2

UNIDERP INTERATIVAPOLO DE OSVALDO CRUZ – SP

Nome

RA

Prof.

Trabalho

Data

PLANO DE TRABALHO PARA DEPARTAMENTO PESSOAL

INTRODUÇÃO.

O processo de admissão de empregados em uma empresa é revestido de uma série de formalidades caracterizada pela exigência de diversos documentos ,não só por exigência legal, mas também como forma de garantir direitos dos empregados e dos empregadores.

Nesse sentido, o profissional de Recursos Humanos exerce um papel de destaque no início do processo, ou seja, na seleção, na exigência da documentação obrigatória e na observância da legislação vigente. E isto, para evitar-se inconvenientes e entraves na relação de trabalho, assim o profissional de Recursos Humanos encontra-se com status de “peça chave” nas empresas, pois necessitam de visão estratégica na condução do negócio, tendo como foco principal seus colaboradores

.O sucesso empresarial assenta-se cada vez mais no recrutamento ,na formação e na retenção dos melhores profissionais, pois estruturando-se com profissionais de qualidade a empresa tem potencial de crescimento e desenvolvimento, e o profissional de Recursos Humanos é o encarregado de gerir esse departamento responsável pelos colaboradores da empresa.

Principais atividades da Administração de Pessoal

1 – Recrutamento: o principal desafio do recrutamento é agregar valor as organizações, e isto e realizado através do talento das pessoas que são atraídas pelas organizações, nesse sentido maior probabilidade de sucesso das organizações – o processo envolve tempo e dinheiro, cujo retorno é supera as expectativas e o investimento financeiro.

2 – Seleção: A seleção prima pela solução de dois problemas básicos, que são a adequação do homem ao cargo e a eficiência do homem no cargo ou seja, “o homem certo para o cargo certo” .Ainda hoje é comumente utilizado a entrevista, provas de conhecimento e habilidades e testes psicológicos para a seleção de colaboradores.

3 - Admissão de funcionários: A formalização para a admissão de um colaborador a empresa exige, normalmente, uma série de documentos (CTPS, CPF, CI, PIS, OAB CREA, CRM, etc), que tem por finalidade sua identificação e qualificação, possibilitando, assim, o correto desempenho das obrigações trabalhistas, visando proteger os direitos dos trabalhadores e evitar a aplicação de multas e penalidades decorrentes das não observâncias da legislação vigente.

Após a entrega da documentação exigida será elaborado o contrato de trabalho que poderá por prazo determinado ou indeterminado conforme legislação trabalhista.

A Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) estabelece, em seu artigo 442 que o contrato de trabalho correspondente ao ajuste de vontades, ou seja, um acordo celebrado entre o empregado e empregador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com